Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Junto a aporte, Swap tem nova cultura e vagas de trabalho remoto

A equipe da Swap cresceu 118% em 2021 e a "fábrica de fintechs" tem a expectativa de chegar a 100 funcionários até o final do ano

Modo escuro

Swap: Retrato de Ury Rappaport (no centro), CMO, Douglas Storf, CEO e Alexandre Takinami, CPO da SWAP (Swap/Tiago Queiroz/Divulgação)

Swap: Retrato de Ury Rappaport (no centro), CMO, Douglas Storf, CEO e Alexandre Takinami, CPO da SWAP (Swap/Tiago Queiroz/Divulgação)

L
Luísa Granato

Publicado em 28 de outubro de 2021 às, 10h57.

A startup Swap, conhecida como a “fábrica das fintechs” recebeu um aporte de R$ 135 milhões na rodada de investimentos série A liderada pela Tiger Global. E a expectativa agora é que a equipe, que já cresceu 118% em 2021, chegue ao marco de 100 pessoas até o final do ano.

De acordo com Ury Rappaport, cofundador da empresa junto com Douglas Storf e Alexandre Takinam, serão 40 vagas abertas ainda neste ano.

As posições serão principalmente para tecnologia e produto, mas também terão oportunidades em vendas e operações. Haverá posições para níveis de entrada até cargos com maior senioridade.

A Swap nasceu em 2018 com o objetivo de ajudar outras fintechs e bancos digitais a processar pagamentos com cartões pré-pagos. Hoje, eles também oferecem produtos para benefícios corporativos e crédito.

Rappaport, que é responsável pela liderança da área de Pessoas e Cultura, destaca a importância da estruturação e lançamento do código de cultura durante o rápido crescimento da empresa.

“Percebemos que a cultura é um organismo vivo. Então, de um lado, criamos a cultura e sabemos dizer o que é. Agora não adianta nada se não praticarmos no dia a dia. Nós mapeamos também as tensões culturais e damos autonomia para qualquer pessoa do time propor e implantar soluções”, comenta.

Como exemplo, ele destaca o ritual “Drop the mic”, que foi proposto por um funcionário para abrir espaço para fortalecer relações durante o trabalho remoto.

“Não nos cruzamos no corredor e isso pode mecanizar as relações. Especialmente para os líderes. No ritual, as pessoas se voluntariam para se abrir, contar desafios profissionais, suas histórias de vida e erros”, diz.

Por que focar na cultura desde o início?

Rappaport conta que era uma prioridade trabalhar a cultura da empresa antes da série A de investimento.

“Não existe cedo demais. Tomamos a decisão de fazer isso o quanto antes. Quando chegamos a 35 pessoas, começamos o processo para formalizar a cultura”, conta.

Além de sonho de crescer de forma acelerada, ele explica que a cultura é uma necessidade pelo modelo totalmente remoto de trabalho que permite que os funcionários estejam espalhados por todo o Brasil.

Outro ponto importante: eles queriam evitar o que Rappaport enxerga como as maiores armadilhas para os fundadores.

“Uma armadilha é achar que a cultura da empresa é você como fundador. Isso é um grande problema. E a segunda é sair replicando coisas que viu em outros lugares e ir colocando coisas na parede como se aquilo fosse fazer as pessoas acreditarem no que você quer”, explica.

Para encontrar a cultura da Swap, o projeto de design cultural usou uma metodologia chamada OCAI para fazer um diagnóstico entre os membros da equipe. Assim, eles descobriram que os principais traços da empresa eram a cooperação e criatividade.

Depois, foi criado um squad, grupo multidisciplinar de processos ágeis com representantes de todas as áreas e níveis hierárquicos, para debater os valores, propósito, dinâmicas e rituais da cultura.

“Todo esse trabalho foi lançado nesse mês e o código está super disponível para qualquer um que queria se candidatar”, diz.

O documento está disponível na página de carreiras da empresa, onde também estão listadas as vagas abertas, e dá todas as informações sobre como é trabalho na Swap.

“O documento é o melhor lugar para entender se aqui é o lugar para você”, fala o cofundador.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Quer receber as dicas de carreiras, vagas de emprego e ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho? Assine a newsletter aqui.

Últimas Notícias

ver mais
Está buscando emprego? Veja quais são os caminhos das PMEs para recrutar novos profissionais
seloCarreira

Está buscando emprego? Veja quais são os caminhos das PMEs para recrutar novos profissionais

Há 4 horas
Como se preparar para uma conversa em inglês?
seloCarreira

Como se preparar para uma conversa em inglês?

Há um dia
Raízen tem mais de 700 vagas abertas em programas de Aprendiz, Estágio e Trainee
seloCarreira

Raízen tem mais de 700 vagas abertas em programas de Aprendiz, Estágio e Trainee

Há um dia
Gerdau abre 200 vagas para programa de estágio em diferentes estados
seloCarreira

Gerdau abre 200 vagas para programa de estágio em diferentes estados

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais