Carreira
Acompanhe:

Salários altos chamam a atenção nessa profissão tão procurada por empresas em 2023; veja como entrar

Você está procurando mudança de carreira ou crescimento profissional? Confira a área com uma das maiores médias salariais do mercado de trabalho — e que não pede graduação específica

Por ser tratar de uma posição nova no Brasil, ainda não existem graduações específicas e profissionais de todas as áreas podem migrar para ela (Morsa Images/Getty Images)

Por ser tratar de uma posição nova no Brasil, ainda não existem graduações específicas e profissionais de todas as áreas podem migrar para ela (Morsa Images/Getty Images)

F
Future Dojo

5 de janeiro de 2023, 13h48

Se você tem metas para subir o seu nível no mercado de trabalho em 2023, agora pode ser um ótimo momento. Mas quais áreas você deve olhar com mais atenção?

A resposta para esta pergunta é simples. O que você precisa encontrar é o equilíbrio entre o que as empresas mais precisam, e o que elas menos encontram no mercado.

Uma empresa da S&P 500 (principal índice corporativo americano) em 1935 vivia, em média, 90 anos. Mas se formos olhar hoje elas vivem menos de 18.

Isso acontece, porque em tempos de incerteza, é muito fácil para as empresas cortar despesas e congelar seus gastos, mas isso mata elas a longo prazo. As organizações que sobrevivem (e se fortalecem) hoje em dia são aquelas que sabem onde gastar estrategicamente.

Por conta disso, o mundo caminha cada vez mais para a inovação corporativa. E se você não está surfando nessa onda, provavelmente está nadando contra a correnteza. 

Você quer aprender a inovar com uma das empresas mais influentes do mercado? Confira a masterclass gratuita da Future Dojo em parceria com a ACE e aprenda como aplicar inovação em qualquer empresa

O que significa inovação corporativa e quais os benefícios?

A inovação é o ato de introduzir algo novo em uma empresa - seja um novo produto, uma nova estratégia de mercado, ou modelo de negócio - com o objetivo de acertar em novas fontes de crescimento.

Dito isso, a inovação é uma parte fundamental para a escala de um negócio de sucesso. E ela pode ajudá-lo da seguinte forma:

  1. Fazendo seu negócio crescer. A inovação bem-sucedida permite que você agregue valor ao seu negócio para que possa aumentar seus lucros e quando bem feita, impede a empresa de estagnar.
  2. Te colocando à frente da concorrência. Com o mundo digital, todo mês surge uma empresa - ou solução - concorrente. Se o negócio não inovar, ele verá empresas inovadoras trazerem novas ideias para o mercado e terá que se esforçar para acompanhá-las.
  3. Tirando vantagens das novas tecnologias. A tecnologia está evoluindo mais rápido do que nunca. Aproveitando essas novas tecnologias para inovação de processos, as empresas podem otimizar seus serviços e obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Você quer aprender a aplicar inovação em qualquer empresa? Confira a masterclass gratuita da Future Dojo e aprenda os 5 passos que a ACE utiliza com mais de 160 clientes

5 cargos bem remunerados de inovação e que estão em falta nas empresas

1. Analista de inovação

Geralmente a profissão inicial. O analista lidera projetos de inovação em empresas que passam por processos de transformação digital e ágil em seus negócios.

2. Consultor de inovação

Exatamente o que parece. O consultor é um assessor externo para diferentes soluções de inovação. Eles estão envolvidos apenas por um período limitado de tempo. E depois provavelmente se tornarão gerentes de inovação.

3. Gestores de inovação

O que a maioria das organizações parece esperar que os gerentes de inovação façam é: NÃO serem eles próprios inovadores. Eles têm papel de líder e na prática, geralmente ajudam a moldar a cultura e os processos para que a inovação seja bem-sucedida.

4. Venture Founder

O Venture Building se resume à construção de negócios internos. Ou seja, uma startup é fundada dentro de uma empresa já consolidada. Com o objetivo de aumentar o faturamento e atacar novos mercados. Como a Ambev fez ao criar o Ze Delivery, por exemplo.

5. Gerente de desenvolvimento de novos negócios

Essa função se concentra em pesquisas de mercado e consumidores. O objetivo dessa pessoa é identificar novas oportunidades (segmentos de mercado, categorias de produtos e fluxos de receita) para a empresa trabalhar.

Salários chamam a atenção, mas quem pode trabalhar com inovação?

Com o mínimo de 6 mil por mês no primeiro cargo e variando até mais de 20 mil conforme você sobe, é aqui que está o pulo do gato para você.

Por ser um tema relativamente novo no Brasil, ainda não existem graduações específicas na área.

Por isso, os profissionais mais procurados são aqueles que entendem e aprendem sobre o assunto com as empresas consideradas já consolidadas no Brasil.

Como se tornar um líder de inovação e começar 2023 subindo em sua carreira

O primeiro passo é conhecer sobre o tema. E nada melhor para fazer isso, do que aprendendo de forma gratuita.

Pensando nisso, a Future Dojo está com uma masterclass que te ensina a teoria de como aplicar inovação em qualquer empresa através de 5 passos.

O seu professor será o Head de inovação da ACE, uma das maiores empresas do país - que conta com mais de 160 clientes de consultoria. Depois que você terminar sua masterclass, a Dojo ainda tem uma série de conteúdos gratuitos e formações que vão te ajudar a se aprofundar ainda mais dentro do tema.

Para acessar, basta clicar aqui ou no botão abaixo:

Quero acessar a Masterclass gratuita