Saiba a diferença (e não a deferência) entre palavras parecidas da Língua

Levante a mão quem nunca teve dúvida quanto à grafia de um termo. No Português, detalhes podem alterar todo o sentido da frase. Saiba detectá-los
Procure treinar bastante a memória visual, com leitura, redação e compreensão textual. Muitos jovens e adultos deixam de lado a prática comunicativa; como consequência, têm dificuldade na exposição das ideias (Getty Images/Getty Images)
Procure treinar bastante a memória visual, com leitura, redação e compreensão textual. Muitos jovens e adultos deixam de lado a prática comunicativa; como consequência, têm dificuldade na exposição das ideias (Getty Images/Getty Images)
Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)Publicado em 10/11/2020 15:25 | Última atualização em 10/11/2020 15:28Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Levante a mão quem nunca teve dúvida quanto à grafia de um termo: recriar, recrear; diferir, deferir; despensa, dispensa; previdência, providência; prescrição, proscrição.

Em Língua Portuguesa, parônimo representa palavra que tem pronúncia (ou grafia) semelhante à de outra palavra. Como em qualquer construção linguística, detalhes podem fazer sim muita diferença e alterarem todo o sentido.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Recriar é um termo derivado e significa criar novamente. Recrear, apesar de semelhante, remete a "proporcionar diversão ou recreio a alguém".

Diferir é poder diferenciar; deferir, atendido concedido. Para exemplificar: é preciso diferir (diferenciar) os pedidos, para deferir (atender) o que for coerente.

Despensa representa a parte da casa onde se guardam mantimentos, ao passo que a dispensa representa uma licença, uma desobrigação. Para exemplificar: muitos jovens infelizmente preferem a dispensa do Serviço Militar às lições no Exército Brasileiro.

Previdência é a "precaução" ou o próprio seguro social; providência tem relação com a ação divina ou medida: recorrer à Providência; recorrer à providência indispensável nesta empresa.

Prescrição é uma determinada ordem, como no caso das prescrições médicas, mas a proscrição é simplesmente o "banimento", como no caso da proscrição de testes nucleares.

Em suma: procure treinar bastante a memória visual, com leitura, redação e compreensão textual. Muitos jovens e adultos infelizmente deixam de lado a prática comunicativa; como consequência, têm dificuldade na exposição das ideias e isso pode custar caro na carreira.

Jamais abandone o aperfeiçoamento gramatical, vocabular, textual.

Um abraço e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS