Receita Federal é autorizada a abrir edital para concurso público com 699 vagas

Do total de vagas, 469 serão para o cargo de analista tributário e 230 para auditor fiscal. Prazo para publicação de edital com regras do concurso é de seis meses
 (Arquivo/Agência Brasil)
(Arquivo/Agência Brasil)
L
Luciana Lima

Publicado em 13/06/2022 às 10:34.

Última atualização em 13/06/2022 às 11:15.

Nesta segunda-feira, 13, o Governo Federal anunciou que a Receita Federal do Brasil foi autorizada a realizar um concurso público para o preenchimento de 699 vagas.

Segundo a portaria 5.348, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, publicada hoje, serão 230 oportunidades para auditor fiscal e 469 oportunidades para analista tributário, ambos para nível superior.

VEJA TAMBÉM:

O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, a contar desta segunda-feira, data da publicação da portaria.

Segundo o texto, o período entre a divulgação do edital e a aplicação da primeira prova poderá ser reduzido para dois meses.

Quanto ganha um auditor fiscal da Receita Federal? 

Os salários oferecidos para as novas vagas serão informados apenas quando o edital for publicado. Porém, segundo dados do último concurso, a remuneração inicial para analista tributário é de R$ 12.142, sem bônus; já para auditor fiscal o salário inicial é de R$ 21.029, sem outras bonificações.

O que cai na na prova da Receita Federal?

Segundo informações do último concurso para auditor fiscal da Receita Federal, que aconteceu em 2014, a seleção conta com três provas:

a) Prova 1 - Objetiva de Conhecimentos Gerais, como língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico, Administração Geral e Pública, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Com caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 70 pontos;

b) Prova 2 - Objetiva de Conhecimentos Específicos, como Direito Tributário, Auditoria, Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira. Também com caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 140 pontos;

c) Prova Discursiva: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.