Carreira

Qual o seu estilo de inovação? Responda perguntas e veja se está mais para Steve Jobs ou Elon Musk

Saber inovar é uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho; descubra se você é um visionário como Steve Jobs ou um executor prático como Elon Musk

Perguntas podem ajudar a entender seu próprio estilo de inovação

Perguntas podem ajudar a entender seu próprio estilo de inovação

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 15 de junho de 2024 às 05h50.

Última atualização em 18 de junho de 2024 às 15h03.

Não importa o cargo, sejam assistentes ou profissionais de alta gestão, saber inovar deve fazer parte da rotina corporativa. E todo mundo sabe disso. O desafio, na verdade, é descobrir como transformar ideias criativas em projetos inovadores. Para começar, é essencial entender seu próprio estilo de inovação.

Algumas pessoas são visionárias, como Steve Jobs, e conseguem facilmente antecipar tendências. Outras são mais práticas, como Elon Musk, e sem dificuldades colocam projetos de pé. 

Abaixo, elencamos algumas perguntas que podem ajudar a descobrir os perfis de inovação mais comuns. 

Inovação 360: Faculdade EXAME lança curso para desenvolver soft skills em inovação, a mais desejada pelas empresas. Saiba mais sobre o curso aqui

Essas perguntas mostram qual o seu estilo de inovação

Você tem facilidade para planejar a longo prazo?

Planejar com perspectivas de longo prazo pode ser um desafio para certos profissionais, mas não para aqueles com perfil visionário de inovação. Para eles, imaginar o futuro é uma tarefa simples e não há complexidades em enxergar oportunidades de inovação para além das tendências atuais.

Um exemplo clássico de estilo de inovação visionário é Steve Jobs. O fundador da Apple foi capaz de antecipar necessidades dos consumidores antes mesmo que eles soubessem o que queriam. Com produtos revolucionários, Jobs desenvolveu um modelo de negócio que, no futuro, virou sinônimo de sucesso.

Domine as habilidades essenciais para impulsionar a inovação e o sucesso nos negócios do futuro. Clique aqui para saber mais sobre o curso

Você trabalha melhor quando está em equipe?

Existe quem ama, mas também quem odeia: trabalhar em equipe não é uma habilidade para qualquer um. Muito menos quando é preciso transformar ideias em projetos inovadores em grupo. Mas para aqueles que possuem o estilo colaborativo de inovação, esse é um processo natural. Eles são mestres em networking e em unir pessoas para criar oportunidades de inovação.

É o caso do executivo Reid Hoffman, que sempre reconheceu o poder das conexões para inovação e co-fundou o LinkedIn, em 2002, com esse propósito.

Você sabe como tirar planos do papel?

Ter boas ideias não significa que elas vão sair do papel. Há muitos profissionais que sofrem para colocar um projeto de pé. Isso não ocorre, porém, com aqueles que possuem o estilo prático de inovação

Para eles, é simples colocar em prática novos projetos dentro das organizações de maneira inovadora. Elon Musk possui esse perfil de inovação. Apesar das polêmicas, o magnata foi capaz de materializar ideias ambiciosas em projetos como o SpaceX e a Tesla.

Quanto tempo você leva para se ajustar às mudanças?

Saber inovar é saber aproveitar bem o tempo. Um projeto inovador, mas lançado na hora errada, pode não ser tão bem-sucedido. E, nesse sentido, profissionais que possuem o estilo adaptador de inovação saem na frente.

Eles são capazes de se ajustar rapidamente às mudanças e aprendem com novas situações para melhorar continuamente. Além disso, são flexíveis e resilientes. Satya Nadella, CEO da Microsoft, que liderou a transformação da empresa com foco em serviços de nuvem, é um adaptador nato.

Como desenvolver uma mentalidade inovadora?

Para inserir profissionais no universo da inovação e prepará-los para conduzir projetos inovadores dentro das empresas, a Faculdade EXAME desenvolveu um curso livre sobre o tema: Inovação 360 – Transformando ideias em projetos.

Oferecido de maneira 100% online, o programa possui carga horária de 33 horas, que são distribuídas ao longo de quatro módulos cuidadosamente projetados para oferecer uma imersão completa no universo da inovação e da tecnologia aplicada aos negócios. Veja o que o curso ensina aos participantes.

  • Inovação em Negócios;
  • Novos produtos digitais baseados em IA;
  • Hacks para eficiência;
  • Processos leans e gestão ágil;
  • Bônus: ESG e inovação.

Para conferir as condições especiais e realizar sua matrícula, basta acessar o site oficial clicando aqui.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Após vender empresa, ex-CEO transforma funcionários em milionários

Gráfico da felicidade mostra pico aos 30 e aos 70 anos; entenda

7 profissões para quem gosta de vinho

Você se dá bem com seus amigos? Amizades são importantes para a longevidade, apontam estudos

Mais na Exame