Potências Negras Tec: evento gratuito busca inserir negros na tecnologia

No Potências Negras Tec os participantes terão contato com palestrantes, equipe de recrutamento de grandes empresas e mais
 (We Are/Getty Images)
(We Are/Getty Images)
M
Marina Filippe

Publicado em 31/07/2021 às 08:00.

Última atualização em 02/08/2021 às 09:17.

O mercado de tecnologia segue em alta, mas ainda pouco diverso, uma vez que 58,3% dos profissionais do setor são brancos e 68,3% são homens, segundo a pesquisa  “Quem Coda o Brasil?”, realizada pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks. Com o objetivo de mudar este cenário, acontece em 14 de agosto o Potências Negras Tec, evento gratuito para impulsionar a carreira de pretos e pardos na tecnologia. 

Quer abrir a sua própria startup? Aprenda com os fundadores da ACE Startups 

A jornada Potências Negras é uma cocriação da escola com foco em diversidade Profissas e da consultora de diversidade e inclusão Ana Minuto. No encontro, os participantes poderão se conectar com oportunidades e com a equipe de recrutadores das empresas patrocinadoras como Itaú, Trybe, ifood, Grupo Boticário, Mercado Livre, Randstad, Will Bank, Rocketseat, Globo, AmbevTech, Creditas, 99, Tera, Ame Digital, Escale e Amazon AWS.

Já entre as palestras, painéis, entrevistas e atrações culturais estarão, por exemplo, Karen Santos, presidente da UX para Minas Pretas, Fernando França, gerente de UX no Nubank e Felipe Dutra Furtado, gestor de TI da Globo.

"Das mais de 20 mil pessoas em nossa comunidade, 70% revelaram interesse em migrar para a área da tecnologia. Isso reforçou a necessidade de fazermos um evento com o propósito de enegrecer a área", afirma Victor Lambertucci, presidente da Profissas.

A mitigação da desigualdade racial no mercado é o motor do evento. "Teremos mais de 420 mil vagas na área de tecnologia até 2024 e formamos apenas 42 mil pessoas por ano. Quando se fala em enegrecer esse mercado, sabemos que o desafio é exponencialmente maior", diz Ana Minuto, cocriadora do Potências Negras.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Potências Negras

Esta não é a primeira realização do Potências Negras. A trilha começou em março de 2021 com o Summit, e segue com conteúdos mensais e experiências criadas para a comunidade. Neste ano mais de meio milhão de pessoas foram impactadas com as iniciativas. 

Um exemplo dos trabalhos do Potências Negras é o Potências de Casa Grupo Boticário, realizado em julho. Empresas como Loft e ifood são outros clientes para ações de sensibilização em diferentes escopos da diversidade e inclusão. 

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.