O que ter em mente ao escrever uma mensagem de negócios no Whatsapp

Em tempos tão tecnológicos, as avaliações (boas ou más) sobre a palavra exposta são ainda mais constantes, explica o professor de Português Diogo Arrais

Desvios ortográficos, falta de concordância, pronomes inadequados, verbos excessivos, pontuação confusa: uma contratação pode não acontecer; uma negociação ficar duvidosa; um encontro ser adiado. Em tempos tão tecnológicos, as avaliações sobre a palavra exposta são ainda mais constantes.

Quem usa mensagem escrita

Se, no dia a dia profissional , você precisa usar o texto escrito, dê especial atenção ao parágrafo. Invista em conectivos (preposição e conjunção), porque é muito deselegante o uso exagerado, repetitivo, de "por isso", "através de", "mas" e "e".

Lembremo-nos de que a nossa Língua é muito rica. Os adversativos, por exemplo, responsáveis pela ligação de ideias contrastantes, podem ser: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

Quem usa o WhatsApp

Educação é termo de ordem no WhatsApp: áudios curtos, permitidos pelo ouvinte, com a pronúncia adequada, garantem ótimos negócios.

O WhatsApp não existe para substituir uma reunião; não existe para substituir uma reunião; é uma ferramenta de comunicação urgente. Por isso, a mensagem organizada será determinante para o sucesso.

 (EXAME Research/Exame)

Improvisos textuais

A rapidez está em primeiro lugar nesta geração tecnológica. Essa "pressa" é também responsável pela criação de textos ambíguos: a gentileza pode parecer grosseria; perder o cliente não é nada agradável.

Reflita muito bem antes de redigir uma mensagem. Apague-a, havendo dúvidas. Se o erro já foi publicado, peça desculpas.

Menos erros

Para errar menos, é preciso estar habituado ao estudo gramatical, à leitura e à prática textual. Só dominará a palavra os que se dispuserem a entendê-la.

Por isso, separe um tempo diário para investir no estudo vocabular.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.