Mulher assume um dos maiores cargos da Marinha pela 1ª vez

Dalva Maria Carvalho Mendes foi promovida ao cargo na sexta-feira passada pela presidente Dilma

Rio de Janeiro- A Capitã-de-Mar-e-Guerra da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, foi oficialmente promovida nesta segunda-feira a contra-almirante e se tornou a primeira mulher a alcançar esse posto na hierarquia militar do país.

Em um ato realizado no Rio de Janeiro, Dalva Maria participou da cerimônia de imposição de insígnias e não escondeu sua satisfação pela promoção, concedida na sexta-feira passada pela presidente Dilma Rousseff.

'Esta alegria que sinto agora é difícil de definir. Como disse esta manhã este momento é como um casamento, me sinto renovando os votos com a Marinha e com meu país', relatou.

Nascida no Rio de Janeiro em 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira promoção do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha.


Até 2009 trabalhou no Hospital Marcílio Dias, também no Rio, aonde chegou a ser vice-diretora e atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória.

A Marinha foi em 1980 a primeira força brasileira a autorizar o ingresso de mulheres de forma restrita a seu já extinto Corpo Auxiliar Feminino de Reserva; entre 1995 e 1996, o acesso das oficiais foi estendido aos corpos de saúde e de engenharia naval.

Desde 1997, as mulheres também podem pertencer a áreas como o corpo de intendentes e auxiliar da armada. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.