Marcando presença no Metaverso: confira como esse profissional já está lucrando com a tecnologia

Em decorrência do sucesso para as organizações, experts nesse universo estão sendo extremamente disputados e recebendo altos salários; confira como se tornar um também
 (Lifestylememory - Freepik/Reprodução)
(Lifestylememory - Freepik/Reprodução)
L
Leonardo CarmoPublicado em 05/11/2022 às 09:00.

Altas remunerações e pouca concorrência. Essa é a realidade de quem está começando a trabalhar com Metaverso no momento. Por se tratar de uma tecnologia recente mas que, assim como a internet, tem o potencial de revolucionar toda a forma de pensar e fazer negócios, as empresas estão investindo muita grana para posicionar suas marcas nesse mercado e conquistar um espaço na mente dos clientes. Afinal, quem não quer ser um dos primeiros nessa corrida?

Segundo uma pesquisa divulgada pela empresa de soluções tecnológicas FIS, 50% dos brasileiros estariam dispostos a realizar compras de produtos e serviços no Metaverso nos próximos 12 meses. E, para confirmar isso, basta olhar para o passado: apenas em 2021, esse setor movimentou 13 bilhões de dólares - neste ano, o valor já se multiplicou em mais de dez vezes. Ou seja, a única curva que esse mundo virtual conhece é a do crescimento. 

Por isso, a procura por profissionais capacitados para ocupar posições nas organizações também só aumenta. De acordo com um depoimento em nota da CEO da Consultoria Transforma People & Performance, Tatiany Melecchi, “até 2024, serão necessários 70 mil especialistas ao ano para ocupar todas as vagas geradas”. O único problema, no entanto, é que ainda não temos tantas pessoas capacitadas para ajudar as organizações a mergulharem nesse universo. 

Conteúdo gratuito: clique aqui e aprenda como se tornar o profissional que todos estão querendo 

Na mesma nota, Melecchi alerta: “o Brasil capacita apenas 46 mil pessoas aptas para trabalhar na área de TI por ano, esse déficit é, claramente, um problema para a expansão prevista para o Metaverso nos próximos 10 anos, mas pode ser aproveitada por profissionais qualificados”.  

Por esse motivo, é visível um claro mar de oportunidades para quem se especializar nesse mercado que, além de remunerar bem, deve abrir inúmeras portas para a fama no mundo dos negócios. Afinal, com tão poucos profissionais em campo, quem estudar e se destacar nos projetos deve ganhar extrema notoriedade. 

O que faz um profissional especialista em Metaverso?

Digital Manager, esse é o nome que se dá ao profissional que implementa projetos digitais no Metaverso. Dentre suas atribuições, está a elaboração da estratégia da empresa na realidade virtual. Com a ajuda dele, uma organização consegue definir como será toda a experiência do usuário no Metaverso e formas de monetizar a iniciativa, por exemplo. 

Mesmo que tenha conhecimentos básicos sobre inovações no geral, o Digital Manager não necessariamente é uma pessoa que veio da área Tech e tão pouco é um executor operacional. O trabalho dele, na verdade, é coordenar um time para que todo o processo saia como planejado e, caso algo mude, não interfira nos resultados. É possível pensar nele como um gerente de produtos, que supervisiona todo um projeto, da concepção até o lançamento, e garante que nada saia errado.

Por isso, o cargo aceita pessoas vindas de todas as áreas. O importante são as habilidades comportamentais para realizar uma entrega bem feita a partir de um processo saudável. Competências como gestão de pessoas, por exemplo, é algo que pode ser trabalhado, mas sempre vai ser solicitado.

Seja o profissional que todas as empresas estão buscando. Clique aqui e descubra como crescer na carreira com quem já fez isso

Como me tornar um Digital Manager?

Pensando em contribuir para diminuir a lacuna de profissionais especializados e futuramente poder estampar as capas da revista com esses rostos, a Exame Academy e o Ibmec - escola de negócios mais tradicional do país - criaram a Masterclass Carreira no Metaverso. Trata-se de uma série de conteúdos introdutórios sobre o Metaverso e que estão disponíveis de forma gratuita para todos que realizarem um cadastro na página oficial do evento

A série será apresentada pela Diretora de Tecnologia da Exame, Izabela Anholett. Ela é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui especialização em Gestão de Negócios pela FDC e Design Thinking pela ESPM e conta com uma sólida carreira na área de Tecnologia de mais de 13 anos. 

No final da aula, os participantes ainda receberão um certificado de participação para incluir no currículo.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente na Masterclass e se tornar um dos profissionais mais disputados atualmente