Carreira

Cinco carreiras para quem se interessa pela área da indústria espacial

Setor recebe cada vez mais investidores importantes, como o governo dos EUA

Engenheiros de software escrevem códigos que permitem que os robôs realizem tarefas específicas (Wikimedia Commons)

Engenheiros de software escrevem códigos que permitem que os robôs realizem tarefas específicas (Wikimedia Commons)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 12h06.

Um relatório de 2024 da McKinsey estima que a economia espacial global aumentará para US$ 1,8 trilhão até 2035, impulsionada por avanços em Intelgência Artificial (IA).Dentro desse contexto, o espaço é o lugar para pessoas que querem trabalhar em uma indústria com inúmeras oportunidades de carreira.

Chad Anderson, fundador e sócio-gerente da Space Capital, uma das primeiras empresas de capital de risco a se concentrar exclusivamente na economia espacial, disse ao Business Insider que o setor tem muitos caminhos de carreira técnica disponíveis.

Anderson, que investiu em dezenas de empreendimentos espaciais, incluindo SpaceX, veículos lunares, satélites e tecnologia espacial, e fundou a Space Talent, um recurso online para empregos no campo espacial e na indústria de tecnologia, citou as cinco principais carreiras no espaço que estão em ascensão:

1. Engenheiros de software (robôs, naves espaciais)

A engenharia de software é um dos campos de carreira mais importantes e promissores na economia espacial, tanto agora quanto no futuro, de acordo com Anderson. Eles escrevem códigos que permitem que os robôs realizem tarefas específicas, interajam com ambientes e tomem decisões baseadas em sensores e dados em tempo real.

2. Engenheiros de radiofrequência direta para celular

Os engenheiros de radiofrequência direta para celular estão em alta demanda agora, e Anderson disse que o futuro parece "extremamente brilhante" para esta profissão. Ele acredita que eles desempenharão um papel crítico no futuro das comunicações, da internet e de todas as tecnologias que dependem dessas conexões.

3. Designers de estilo de vida

Nem todas as carreiras espaciais emergentes são de alta tecnologia. Anderson compartilhou que o aumento nas viagens espaciais humanas, que está prestes a ficar ainda maior graças ao foguete Starship da SpaceX e outros veículos, criou uma nova necessidade de especialistas em estilo de vida orbital, roupas, moda e muito mais.

Especificamente, espere uma demanda maior por designers de interiores orbitais, designers de trajes espaciais, designers industriais de estações espaciais e outros consultores de estilo de vida para viagens de turismo de longo prazo e plataformas tripuladas.

4. Profissionais de desenvolvimento de negócios

O governo dos EUA está gastando quantias enormes em empresas espaciais privadas atualmente, já que o financiamento para startups espaciais no primeiro trimestre de 2024 mais que dobrou. Anderson disse que isso significa que toda empresa espacial precisa ter um ângulo do Departamento de Defesa ou da NASA para permanecer competitiva, o que está criando uma grande oportunidade para profissionais de desenvolvimento de negócios — especialmente aqueles com experiência governamental.

5. Soldadores

A infraestrutura de lançamento de próxima geração agora está sendo construída com muito aço  e Anderson disse que isso requer soldadores experientes para construir fisicamente as naves espaciais e plataformas do amanhã.

Com o crescimento e desenvolvimento acontecendo agora entre os provedores de lançamento especificamente, este é um campo de alto crescimento para aqueles com talento.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoGuia de Carreira

Mais de Carreira

EXAME libera aulas sobre inteligência artificial com direito a certificado; veja como assistir

A dica de uma CEO aos 40 anos: não tente fazer tudo

Correios: concurso destina 30% das vagas para negros e indígenas

Sua equipe está sendo pouco ambiciosa? Veja como resolver o problema