Crase antes de palavras masculinas? Veja algumas situações em que o uso do acento grave é possível

Na coluna desta semana, o professor Diogo Arrais explica como as generalizações nem sempre acertam quando o assunto é o uso da crase
 (Thinkstock/Thinkstock)
(Thinkstock/Thinkstock)
D
Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)

Publicado em 02/08/2022 às 14:05.

Última atualização em 02/08/2022 às 14:14.

Um curioso por mais conhecimento gramatical busca evitar generalizações. No possível uso do acento grave, é interessante repensar: pode ocorrer antes de palavras masculinas?

Se o músico tocava saxofone à John Coltrane, se o garoto chutava à Messi, se a mulher escrevia à Machado, o acento grave — mesmo antes de substantivos próprios masculinos — indica a ideia de estilo, moda.

VEJA TAMBÉM:

Alguns podem até dizer que o termo feminino “à moda de” está implícito; prefiro observar o explícito e expor ao leitor os riscos da generalização.

É verdade sim que se poderia redigir:

“O músico tocava à moda de Coltrane o saxofone.”

Independentemente da argumentação gramatical criada, o acento precisa ali estar para demonstrar o estilo de o sujeito executar uma ação. Língua é detalhe. Condicionar-se a ser cuidadoso com o texto é o que cria aprendizado e, por vezes, satisfação.

Dentro do mesmo estudo, há um outro caso em relação ao uso da expressão “até a”. Veja:

“O terrorista destruiu tudo, até a entrada do hotel.”

O termo “até” pode representar “limite” ou “inclusão”. Conseguiu notar a ambiguidade? O terrorista destruiu tudo, incluindo a entrada do hotel? Destruiu tudo, e não a entrada do hotel?

Nesse caso, se a “entrada do hotel” não foi destruída, deve-se utilizar a preposição “a”:

“O terrorista destruiu tudo, até à entrada do hotel.”

Na semana que vem, continuarei com esse tema tão importante.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da EXAME Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.