Concurso para recenseador do IBGE: data de inscrição termina hoje

Concurso complementar tem 15 mil vagas adicionais
Objetivo deste novo processo seletivo é contratar profissionais para vagas não preenchidas (Raul Zito/VEJA)
Objetivo deste novo processo seletivo é contratar profissionais para vagas não preenchidas (Raul Zito/VEJA)
A
Agência Brasil

Publicado em 03/08/2022 às 09:44.

Última atualização em 03/08/2022 às 10:41.

As inscrições para o concurso complementar que selecionará 15 mil recenseadores se encerram hoje (3). O objetivo deste novo processo seletivo é contratar profissionais para vagas não preenchidas em vários municípios brasileiros.

A inscrição está sendo feita presencialmente nos postos do IBGE, listados no anexo I do edital do concurso. A seleção será feita por meio da análise de títulos acadêmicos, conforme previsto no edital.

Os recenseadores são os profissionais que estão visitando domicílios para as entrevistas do Censo 2022, que começou nesta segunda-feira (1º). O trabalho é temporário e tem duração prevista de três meses, prazo que pode ser prorrogado caso haja necessidade.

A carga horária mínima semanal é de 25 horas. A remuneração é variável, de acordo com a produção do profissional, calculada por setor censitário, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Qual o salário de recenseador do IBGE

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Para simular a remuneração, acesse aqui.

Como se inscrever no concurso para recenseador do IBGE?

A inscrição está sendo feita presencialmente nos postos do IBGE, listados no anexo I do edital do concurso. A seleção será feita por meio da análise de títulos acadêmicos, conforme previsto no edital.

Quais são os pré-requisitos para se inscrever no concurso para recenseador do IBGE

O pré-requisito para a função de Recenseador é ter o ensino fundamental completo. Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.

Quais são as atribuições do cargo?

As principais atribuições do recenseador são:

  • Coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor;
  • Consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas; zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos;
  • Devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos; entregar ao Agente Censitário Municipal ou ao Agente Censitário Supervisor o computador de mão com as entrevistas realizadas e outras informações coletadas, de acordo com as instruções recebidas.

O que faz um recenseador?

O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Ele entra em contato com o público do Censo Demográfico 2022.

Veja também:

Meu colega de trabalho está cometendo atos ilícitos ou criminosos. O que fazer?

EXAME receberá encontro presencial sobre ESG; veja como participar