Carreira na economia verde: série gratuita prepara profissionais para trabalhar com ESG
Conteúdo promete ajudar quem deseja construir uma carreira de sucesso em um dos setores mais promissores do mercado
Modo escuro
Estudo da Aberje mostra que 95% das empresas encaram o ESG como prioridade hoje (GETTY IMAGES/Getty Images)
Publicado em 17 de agosto de 2023 às, 09h30.
Última atualização em 22 de agosto de 2023 às, 16h55.
De olho na crescente relevância da economia verde para o mercado de trabalho – e reforçando seu compromisso com a democratização da informação, a EXAME promove, entre os dias 21 e 29 de agosto, uma série de encontros sobre o tema com a Renata Faber, especialista no assunto que já acumula anos de experiência no setor.
Apresentado ao longo de quatro episódios, o conteúdo tem como principal objetivo mostrar a profissionais de diferentes área de formação como aproveitar a ascensão do ESG (e, consequentemente, dos chamados “empregos verdes”) para crescer na carreira aliando propósito a bons salários em um dos setores mais aquecidos do mercado.
“Empresas de todos os tamanhos e setores estão buscando se adequar cada vez mais às questões de sustentabilidade. Mas, para isso, é necessário ter profissionais qualificados na área para conduzir as estratégias. Então, que tal ser você o profissional que vai liderar essa transformação?”, provoca um dos vídeos de divulgação do projeto.
INSCREVA-SE AQUI PARA ACOMPANHAR GRATUITAMENTE
Revolução verde
Dados divulgados pela empresa de tecnologia SAP ajudam a entender a dimensão da revolução que a economia verde está criando no mercado. Segundo um estudo divulgado recentemente pela empresa, o número de companhias latino-americanas que implementaram estratégias relacionadas às pautas ESG em suas operações chegou a 69% no ano passado, ante 46% no ano anterior. O resultado? Um verdadeiro “boom” na oferta de empregos na área.

-
De acordo com a Organização Mundial do Trabalho, a expectativa é que cerca de 15 milhões de empregos sejam criados na América Latina até 2030 em decorrência desse movimento – sendo 7,1 milhões apenas no Brasil. Mas as empresas precisarão enfrentar um grande desafio ao longo dessas contratações: a falta de profissionais qualificados disponíveis no mercado.
“Seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos funcionários têm acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente [...] Por exemplo, embora haja um crescimento contínuo de empregos verdes nos últimos quatro anos, a requalificação e o aprimoramento de habilidades verdes não estão acompanhando esse ritmo”, alertou o Fórum Econômico Mundial em um relatório sobre o futuro do trabalho, divulgado em maio.
Foi justamente com o objetivo de ajudar a diminuir essa lacuna que a EXAME desenvolveu a série Carreira na Economia Verde, que estreia na próxima segunda-feira-, 21 de agosto. Para acompanhar o conteúdo gratuitamente, os interessados devem realizar suas inscrições diretamente no site projeto.
QUERO ACOMPANHAR A SÉRIE GRATUITA DA EXAME
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME
Créditos
Isabel Rocha
JornalistaJornalista formada pela Cásper Líbero com passagens por BandNews TV, Thomson Reuters e Folha de S.Paulo. Na EXAME, escreve principalmente sobre carreira, negócios e finanças.Mais lidas em Carreira
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Empresas colocam o seguro na jornada de compra do consumidor
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais