Carreira

Carreira à prova do futuro? 3 ações para se manter relevante no trabalho

A futurista Elatia Abate explica o que vai garantir a empregabilidade no futuro do trabalho

 (istock/Getty Images)

(istock/Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 10 de julho de 2019 às 15h46.

Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 11h53.

São Paulo – “O mundo mudou nos últimos dez anos. Vamos continuar globais, mas vamos competir onde podemos ganhar”. Esta frase do presidente do Deutsche Bank Christian Sewing veio acompanhada de um amplo plano de reestruturação global que prevê cortes de 18 mil profissionais do quadro de funcionários do banco alemão de  investimentos.

Na terça-feira, entre lágrimas, demitidos faziam fila frente ao departamento de RH no banco de investimentos em Londres. Alguns profissionais que carregavam envelopes com seus pacotes de rescisão visivelmente abalados, segundo reportagem da Bloomberg.

O clima pesado traz à memória de Elatia Abate, especialista em futuro de trabalho e sócia do Fesa Group em Miami, o ano da última grande crise financeira, em 2008. Foi nessa época que ela se formou no curso de MBA da Booth School of Business, da Universidade de Chicago.

“Em 2008 eu me formei no MBA e muitos dos meus colegas, na última grande crise financeira, que tinham oferta em bancos de investimentos, tiveram as ofertas de emprego rescindidas”, diz.

Em meio ao momento assustador e incerto, aqueles profissionais que demonstraram resiliência e protagonismo conseguiram virar o jogo mais rápido no mercado de trabalho.

Estas duas virtudes na visão da especialista, são indispensáveis para se ter uma carreira à prova do futuro. “Ter uma carreira à prova do futuro nada mais do que é ser resiliente na tua carreira, independente do que estiver acontecendo no mercado, na economia”, explica no vídeo abaixo.

Aperte o play e confira quais são as atitudes para se manter um profissional relevante no futuro de trabalho, segundo a futurista Elatia Abate:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AtitudeDicas de carreirafuturo-do-trabalhoVídeosVídeos de carreira

Mais de Carreira

Você se dá bem com seus amigos? Amizades são importantes para a longevidade, apontam estudos

Quer trabalhar com marketing digital, mas não sabe por onde começar? Aqui está o caminho

Concurso Público Correios: Edital é divulgado com salário de até R$ 6,8 mil

De pai para filha: A história da judoca Beatriz Souza que lutará pelo pódio nas Olimpíadas 2024

Mais na Exame