Vaivém de ação e omissão marca a política enquanto tragédia toma vida real

O vírus não respeita ideologias, e ainda não se sabe quem pagará a conta do flagelo que já soma 300 mil mortos pela covid-19

Acenderam o sinal amarelo na Câmara dos Deputados. Na Faria Lima, o semáforo está intermitente, procurando uma via livre que não dobre à direita nem à esquerda. Ao centro e adiante, dizem os acionistas da especulação. Sinal vermelho somente para o chanceler Ernesto Araújo, que tal qual um personagem de Ensaio sobre a Cegueira, não vê nada neste momento.

Ao mundo real, falta ar. Faltam oxigênio, leitos de UTI, insumos e sedativos para a dura tarefa de obrigar um corpo contaminado a respirar por aparelhos.

Atravessou-se o rubicão de 300.000 mortos pela covid-19. O vírus não respeita ideologias.
 É por um cenário de tragédia em que o mundo político se pega sem respirar, sem ter respostas e incapaz de articular de forma coerente as reações devidas. Houve medidas e ações em vários momentos, mas houve também omissões e erros de cálculo para prever certas consequências óbvias. E elas estão chegando. Ficarão ainda durante um tempo sendo ruminadas pelos principais atores da cena trágica.

A conta sempre chega, hora mais ou menos. É da lógica. Quem pagará ainda não está claro, mas há muitos candidatos recebendo os sinais de que terão prejuízo futuro.

Mas pelo menos há o sinal da vacina, crescendo e imunizando cada vez mais gente. Esse é o sinal verde diante de tantas luzes fechadas.

* Márcio de Freitas é analista político da FSB Comunicação

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter  |   Facebook   |  Youtube

Mais da Bússola:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.