Um conteúdo Bússola

Fadami e Granito expandem sistema de pagamento de pedágio por aproximação

Com mais de 5 milhões de transações em pedágios este ano, Fadamipay deve chegar em todo o Brasil até o final de 2022
O projeto de expansão e implementação já está em vigor (Bússola/Divulgação)
O projeto de expansão e implementação já está em vigor (Bússola/Divulgação)
B
BússolaPublicado em 31/08/2022 às 14:30.

A Fadamipay, solução desenvolvida pela Fadami, líder no segmento de desenvolvimento de softwares, soluções de automação e operação para praças de pedágio, em parceria com a Granito, está ampliando sua atuação para todo o Brasil. Presente em importantes rodovias paulistas, como CCR RIOSP, Ecopistas e Ecorodovias, o sistema já atendeu cerca de 1 milhão de motoristas, atingindo aproximadamente R$50 milhões em volumes financeiros transacionados.

O projeto de expansão e implementação já está em vigor, exemplo disso é a recente adesão da Concessionária Rota das Bandeiras, que administra as praças de pedágio da Rodovia Dom Pedro, no estado de São Paulo. A expectativa é estar presente em todas as regiões do Brasil ainda este ano, e atender mais cinco novas concessionárias, dentre elas Tamoios e Renovias.

O sistema permite pagamento por aproximação do cartão de crédito e débito ou via dispositivo móvel inteligente como carteiras digitais, smartphones e smartwatches.

Para Fábio Marques, CEO da Fadami, desenvolver um dispositivo pensado nas brechas do segmento de pedágio foi um caminho para a inovação. “O equipamento, em sua característica física, é mais robusto e resistente, além de ficar instalado, de forma permanente, do lado de fora das cabines e na altura do motorista, gerando um maior conforto ao usuário, além de evitar o risco de queda e outras avarias, proporcionando um menor índice de manutenção e maior durabilidade”, completa Fábio.

Em termos de tecnologia, a Granito priorizou oferecer algo único no mercado com a missão de fazer frente a qualquer situação inesperada que possa gerar impacto no processo de autorização de pagamento. Segundo Adriano Del Grande, diretor de Tecnologia da Granito, segurança e confiança foram os pilares essenciais para o desenvolvimento da solução.

“O monitoramento automático da Granito e da FadamiPay, ao notar qualquer risco de indisponibilidade de sistema, aciona imediatamente os protocolos que garantem a continuidade da captura das transações que, após o reestabelecimento, são novamente submetidas ao processo regular sem que haja qualquer impacto para os usuários e sem nenhum risco ou custo adicional para as Concessionárias, ainda que a transação seja eventualmente negada pelo emissor do cartão por qualquer motivo”, diz.

Sobre as características financeiras do projeto, Bruno Oliveira, diretor de Negócios da Granito Pagamentos, afirma que a companhia oferece a melhor condição do mercado para o segmento e que disponibilizar tais condições é possível porque a Granito realiza todo o processamento com tecnologia proprietária, refletindo em custos operacionais menores.

“Desenvolver nossa própria tecnologia nos permite trabalhar com segmentos chamados de small tickets, onde a maioria de nossos competidores têm dificuldades. As credenciadoras costumam terceirizar esse processamento por ser de alta complexidade – no caso de pedágios, como sabemos, o ticket médio é baixo, e o custo por transação acaba sendo determinante, fazendo com que os concorrentes percam o interesse no segmento. Nesse sentido, o fato de a Granito possuir um software de processamento próprio viabiliza toda a nossa condição comercial”, afirma.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Engine lança solução para transformação digital como serviço

Sem pular etapas, machine learning maximiza estratégias de CRM

Todos devem usufruir do poder da internet, diz Vint Cerf, pioneiro da rede