Bússola
Um conteúdo Bússola

Como a inteligência artificial está transformando as corretoras de seguros

“A aplicação da IA em seguros mais específicos e do tipo "tailor-made" ainda nos desafia” diz Raphael Luna. Confira o artigo

"Nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados" (Poca Wander Stock/Bússola)

"Nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados" (Poca Wander Stock/Bússola)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 22 de abril de 2024 às 10h00.

Tudo sobreSeguradoras
Saiba mais

Por Raphael Luna* 

Em um cenário em que a tecnologia molda o futuro dos serviços de corretagem de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, a incorporação da Inteligência Artificial (IA) tem sido uma jornada desafiadora, porém repleta de oportunidades. 

Assim como Marty McFly enfrentou desafios temporais em suas viagens ao passado e ao futuro em "De Volta para o Futuro", nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados

Enquanto conseguimos oferecer opções mais personalizadas e segmentadas para seguros, como celulares e viagens, a aplicação da IA em seguros mais específicos e do tipo "tailor-made" ainda nos desafia

A interação humana, nessas situações, continua a ser tão crucial quanto os dilemas enfrentados por Marty durante suas viagens no tempo.

Mas como o setor de seguros está utilizando a IA?

Mesmo com grandes desafios, estamos transformando a experiência do cliente através da IA de diferentes formas, como por exemplo: 

  • Aprimorando a presença da IA nas redes sociais, uma estratégia que vem ganhando força no mercado, conforme aponta um estudo recente da McKinsey & Company. 
  • A utilizando nos processos de cobrança e pagamentos de filiações bancárias, onde pode ser uma ferramenta indispensável para a melhoria da eficiência, segundo análises da Harvard Business Review. 

Estes estudos sublinham a importância crescente da IA na simplificação e aceleração dos serviços providos aos clientes no âmbito dos seguros, evidenciando o papel vital dessa tecnologia na reinvenção da experiência do cliente.

Inteligência artificial promove personalização

No contexto do mercado de seguros, a IA está sendo um catalisador para a democratização do acesso a serviços personalizados e adaptados às necessidades individuais dos clientes. 

Ao adotar abordagens diferenciadas para jornadas de consumo mais amplas e segmentadas, essa tecnologia está redefinindo a maneira como as pessoas interagem com os seguros. 

Na jornada de varejo, especificamente, ela tem o poder de simplificar e tornar mais acessível a compra de seguros, eliminando obstáculos tradicionais que muitas vezes afastam os consumidores.

Essa transformação digital não apenas beneficia os consumidores, mas também impulsiona a inovação no setor de corretoras de seguros, promovendo um ambiente mais competitivo e dinâmico. 

Acredito que a IA está sendo uma força positiva para quebrar barreiras e criar uma experiência mais próxima e eficiente para os clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento e a evolução do mercado de seguros como um todo.

Com desafios e oportunidades pela frente, estamos comprometidos em aproveitar ao máximo a tecnologia para proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e impulsionar o crescimento do setor como um todo.

*Raphael Luna é diretor de TI da MDS Brasil.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:SeguradorasInteligência artificial

Mais de Bússola

Ele descobriu a cura para a ressaca e, com ela, fundou empresa que já vale mais de R$ 20 milhões

Gestão Sustentável: a relevância do futuro nos orçamentos corporativos

Estratégia ESG da TIM transformou a empresa na primeira operadora a fazer parte do Procon Racial

Enchentes no RS: JBS, Petlove e outras 9 empresas ajudam vítimas da tragédia

Mais na Exame