Bússola

Bússola Cultural: semana tem orgulho, Beatles e imigração

Confira toda quinta-feira sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo

Por Bússola
Publicado em 23/06/2022 21:00
Última atualização em 23/06/2022 19:08

Tempo de Leitura: 6 min de leitura

Vem pra barra pesada

A história e o legado de Claudia Wonder são fios condutores para o espetáculo-show “Wonder! Vem pra Barra Pesada”. Como multiartista travesti, Claudia atuou no rock underground paulista, no cinema da pornochanchada, no teatro e na literatura, sempre intimamente ligada com as vivências da população LGBTQIA+. Wallie Ruy é a atuadora que empresta sua história para que este encontro aconteça. Atuadora e Wonder juntas de mãos dadas, na barra pesada.

Teatro Sérgio Cardoso, 16 anos, 120 minutos, presencial, de 24 a 26 de junho; sexta e domingo às 20h, no sábado às 18h; para mais informações, acesse aqui.

Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência (1922) | Divulgação MHN (Bússola Cultural/Divulgação)

Rio 1922

A exposição do Museu Histórico Nacional Rio-1922 é resultado de uma curadoria colaborativa e apresenta aspectos da então capital da República, em um ano-chave para a história brasileira e para o museu também – criado em 1922 no âmbito da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência. Reunindo cerca de 100 itens de nosso acervo, pinturas, fotografias, objetos, itens de numismática, vestuário e mobiliário de época buscam dar o tom de como se vivia na cidade e os desafios do período. A exposição está organizada em quatro módulos: “Desmonte do morro do Castelo”; “Efervescência carioca”; “Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência”; e “Criação do Museu Histórico Nacional”.

Mais informações, acesse a Agenda Bonifácio, plataforma gerida pela Amigos da Arte, que traz curiosidades, história e programação cultural  sobre o bicentenário. A Agenda faz parte das atividades comemorativas do bicentenário da Independência do governo de São Paulo.

"Anahy de las missiones" está na Mostra 200 anos de independência em 200 filmes (Bússola Cultural/Divulgação)

200 em 200

A Mostra "200 anos de independência em 200 filmes", uma parceria da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa com o Cine Petra Belas Artes, segue em cartaz nos formatos virtual e presencial. Neste final de semana, gratuitamente, a plataforma exibe "Um Céu de Estrelas", "Anahy de las misiones", "O Invasor" e "Filme de Amor". Quem preferir curtir a telona, o Cine Belas Artes, a preços promocionais, apresenta "Brasa Dormida", "Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa", "Macunaíma", "A Rainha Diaba", "Assalto ao Trem Pagador", "Pra Frente, Brasil", "Sinfonia da Necrópole" e Vazante".

A ação faz parte das comemorações do bicentenário da Independência com promoção da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo e com gestão da Amigos da Arte.

mais informações, acesse a #CulturaEmCasa ou para o Cine Petra Belas Artes, clique aqui.

Especial de Comédia do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ | Foto Divulgação (Bússola Cultural/Divulgação)

3 vezes comédia

A autodenominada sapatão Cintia Rosini ressignifica estereótipos do universo LGBTQIAP+ trazendo para o palco causos de sua vida e piadas sobre atualidades. João Bubiz, primeiro homem transgênero a fazer comédia stand-up no Brasil, não mede esforços para tirar sarro de toda sua transição. Babu Carreira, humorista e escritora, traz à tona suas descobertas e experiências como uma mulher sis bissexual. Todas as apresentações fazem parte do Especial de Comédia do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa com apresentação presencial no Teatro Sérgio Cardoso.

terça-feira, 28 de junho, às 21h, acesse a plataforma ou o aplicativo #CulturaEmCasa, garanta seu ingresso para assistir presencialmente no Teatro Sérgio Cardoso, aqui.

Love Beatles

O Museu Catavento, região central de São Paulo, preparou uma apresentação especial para comemorar o Global Beatles Day. O evento presencial conta com apresentações musicais e de teatro, além de exposição de grafite. Desde 2009, o Global Beatles Day foi estabelecido para comemorar a transmissão ocorrida em 25 de junho de 1967, pela BBC de Londres. A apresentação ao vivo dos Beatles, com transmissão via satélite para todos os continentes, foi considerada o primeiro evento global transmitido em tempo real para televisão.

sábado, 25 de junho a partir das 11h, auditório do Museu Catavento, classificação livre.

No Réveillon de 2023

O Panorama #CulturaSP apresenta a peça "Respvblica 2023". Durante o Réveillon de 2023, o movimento Anaconda Brazil leva às ruas grandes massas patrióticas. O Brasil vive um período de grande prosperidade econômica, mas não para Tom, Billy, Suzanne, Vincent, John e Vallentina, que vivem amontoados em uma pequena república, no centro de São Paulo. No limite entre ficção e realidade, eles contam histórias e se revezam na tarefa de trazer da rua objetos com os quais vão construindo uma trincheira, atrás da qual estarão sempre entre combater ou esperar misticamente por dias melhores. Direção e texto de Biagio Pecorelli.

já disponível pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa, acesse aqui.

Dueto de dança, "O Verdadeiro Momento do Falso" | Foto Divulgação (Bússola Cultural/Divulgação)

Verdadeiro ou falso

O místico, o encantado e o monstruoso em movimento. Inspirado no universo poético de Alejandro Jodorowsky, “O Verdadeiro Momento do Falso” nos conduz a uma jornada fantástica e surrealista. Criado e interpretado por Cristiano Saraiva e Thainá Souza, o dueto de dança contemporânea desafia a plateia com um jogo de imagens que ora se fundem, ora se confundem.

o vídeo está disponível pela plataforma #CulturaEmCasa, acesse aqui.

Imigrantes do café

O Museu da Imigração realiza em parceria com o Museu do Café a exposição "Imigrantes do Café" que estará na entrada do São Paulo Coffee Festival, maior evento do país sobre o grão para o consumidor final. Por meio de registros e testemunhos dos acervos de ambos os equipamentos, a mostra apresenta a trajetória de milhões de pessoas que ajudaram na construção do estado de São Paulo. O público conhecerá como esse fragmento da história influenciou na formação de uma  identidade paulista. A exposição faz parte das comemorações do CenFest, que marcam os 100 anos do Palácio da Bolsa Oficial de Café, sede do Museu do Café.

de 24 a 26 de junho, na Bienal do Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/n,  Moema

Carlinhos Brown é o convidado de "Notas Contemporâneas" (Bússola Cultural/Divulgação)

Histórias de Brown

O programa “Notas Contemporâneas” convida Carlinhos Brown. Um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores do cenário da música brasileira, Brown fala sobre sua trajetória na Bahia, referências e carreira, em uma conversa mediada por Cadão Volpato. A conversa é intercalada pela banda MIS, que toca sucessos seus como “Meia Lua Inteira” e Mares de Ti”.

o programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, preservando a história oral do MIS; acesse aqui.

Da mesa de escrever ao notebook

O novo podcast do diretor, cenógrafo, dramaturgo e produtor Cleber Papa, “Da Mesa de Escrever ao Notebook”, faz um passeio cultural pelo bicentenário da Independência do Brasil. Papa explica os mecanismos de reflexão utilizados para criar este material e discute, de modo abrangente por xx episódios, o Brasil pós-Independência e suas inconsistências. Ao longo de 13 episódios, o  projeto se destaca pelos tópicos escolhidos e pelo valor que a pesquisa de Papa agregou à narrativa.

já disponível pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa; acessível também pelo aplicativo #CulturaEmCasa, disponível nas lojas da Apple Store e Google Play.

Veja também

Bússola Cultural: Vozes Negras apresenta musical em formato de série

Diversidade na produção audiovisual: 4 dicas para não cair no estereótipo

O que influenciadores podem ensinar às empresas sobre atração de talentos


Veja Também