Um conteúdo Bússola

Bússola Cultural: Semana destaca Mostra Internacional de Cinema Virtual

Confira toda semana sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo

B

Bússola

2 de dezembro de 2022, 13h38

Mostra Internacional de Cinema

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Com uma conta gratuita.

Faça parte

A terceira edição da Mostra Internacional de Cinema Virtual, uma parceria das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais, chega a segunda edição com 13 países participantes e 41 filmes, entre documentários, curtas e longas-metragens. Como nas duas primeiras edições, toda a programação estará disponível pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, gerida pela Amigos da Arte.  Embora sem um tema definido, a curadoria realizada pelos representantes consulares participantes priorizou obras inéditas ou recém-lançadas no Brasil. Cuba, Índia, Cabo Verde, Paraguai e a província de Québec apresentam nesta edição o maior número de filmes, com 3 obras cada. Na sequência, aparecem Israel, Itália, Bélgica, França, Chile, Holanda, Espanha e Moldávia, que serão representados na mostra por uma produção. De 1 a 15 de dezembro, para programação e acesso aos filmes, acesse aqui .

Continua após a publicidade

Veja também

Quebra-Nozes de Natal

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos é uma releitura de balé clássico inspirada no libreto de E.T.A. Hoffman (1778-1822) que narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível. O popular conto natalino, nesta versão de Márcia Haydée, ganha toques brasileiros, com passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas. Conduzido por uma das composições mais famosas de Tchaikovsky, a obra une a tradição do balé à inventividade de Márcia Haydée. A montagem deste clássico marca o reencontro dela com a Companhia, para a qual montou O Sonho de Dom Quixote (2015). O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, Teatro Sérgio Cardoso, de 1 a 11 de dezembro, quintas e sextas-feiras às 20h, sábados às 16h e às 20h, domingos às 17h, mais informações, acesse aqui .

Museu Nacional – O Musical

O espetáculo “Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo”, da companhia A Barca dos Corações Partidos, é um delírio lírico sobre o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio no ano de seu bicentenário, 2018. Com texto e direção de Vinícius Calderoni, o musical é um estudo de como um país cultiva, armazena e conserva sua memória e todas as suas implicações simbólicas e concretas. O musical faz parte das comemorações dos 10 anos da Barca, um dos grupos mais irreverentes e que tem como característica principal a mistura de música e teatro. Dia 4 de dezembro, às 20h, pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa. Garanta seu lugar aqui .

Distrito T

A peça “Distrito T — Capítulo 1” apresenta um recorte sobre um ambiente distópico, também conhecido como lugar nenhum, onde corpos dissidentes confluem ideias. A proposta da peça, apresentada pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e parte do Festival Mix Brasil, tem relação com as identidades representadas na cena, uma costura entre ficção e realidade criada a partir da necessidade de entender concepção e pesquisa de formas não propriamente tradicionais. A realização dessa experimentação cênica é um entrelace de ideias que permeiam campos distintos da linguagem artística, com ênfase para a performance Até 13 de dezembro, assista por demanda aqui .

O Teatro Mágico

O show do novo álbum do grupo O Teatro Mágico chega ao Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte. Luzente marca a volta de um dos grandes da cena musical brasileira após um hiato de cinco anos. Formado por Fernando Anitelli em 2003, O Teatro Mágico conquistou o público por suas performances inigualáveis, que unem música, circo e teatro. Através de incontáveis turnês e lançamentos constantes, ganharam o direito de reivindicar seu lugar no panteão do pop nacional e conquistaram uma grande e devotada base de fãs. Luzente traz o DNA do antigo O Teatro Mágico, mas com uma abordagem mais pop, moderna e dançante -  e é isso que o público vai se encantar e cantar com este momento da banda.

Dia 18 de dezembro, às 18h, mais informações acesse o site do Teatro Sérgio Cardoso .

"O Magrelo” faz parte do Festival Cinema Negro | Foto divulgação(Bússola/Divulgação)

Negro em ação

Ainda dá tempo de assistir o Festival Cinema Negro em Ação. A mostra competitiva contempla as obras produzidas por pessoas negras ou que contem com protagonismo negro em seu processo de criação ou autorida do projeto. Pela plataforma #CulturaEmCasa você assisti os mais de 30 conteúdos, entre videoclipes, videoarte, curtas e longas metragens, no formato digital e de temática livre. A terceira edição chega para potencializar e promover narrativas de pluralidade no cenário do audiovisual brasileiro, multiplicando espaços e qualificando as produções de artistas negros. Acesse aqui .

Amigo de fé

Erasmo Carlos foi figura importante para a cultura brasileira desde os velhos e bons tempos da Jovem Guarda. Durante a pandemia, não foi diferente. Para a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa fez uma ‘live’, só voz e violão, parte do Panorama Cultural SP. Durante os xx minutos da apresentação, o eterno Tremendão, parceiro de Roberto Carlos,  cantou sucessos de seu repertório como “Mesmo que Seja Eu”, “Sentado à Beira do Caminho”, “Gatinha Manhosa”, “Minha Fama de Mau”, além de compartilhar histórias de sua carreira. Assista aqui .

Uma batalha por dia

A série “Uma Batalha por Dia”, novo original #CulturaEmCasa, conta em seis episódios a trajetória de MCs da região metropolitana de São Paulo. O documentário mostra a realidade de uma vida feita de batalhas, a politização da vida e a criação de identidade a partir da sagacidade e da rapidez do pensamento. A munição está na ponta da língua, as frases atiram rajadas de rimas a fim de atingir o conhecimento e o reconhecimento. Quase sempre à margem da cultura e da sociedade, o movimento cultural de grande importância dentro do hip-hop nacional ganha seu espaço nos ‘mic´s’ da plataforma. “Uma Batalha por Dia” nos coloca frente a frente com MCs das tradicionais batalhas de rima e nos mostra que rimar a realidade é um caminho possível para vencer os desafios diários. Cinco episódios já estão disponíveis, e o último entra na plataforma em 7 de dezembro, às 20h. Assista aqui .

As últimas Viradas do ano

Chega ao fim neste final de semana a Virada SP 2022. Os dois últimos municípios paulistas a receber o evento, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerido pela Amigos da Arte, são Registro e Ilha Solteira. Atrações nacionais e internacionais fazem parte da ação que, este ano, impactou a população de 21 municípios. Registro chega com Barão Vermelho e Luan Santana. Na programação de Ilha Solteira, o destaque fica para o som do Ara Ketu, Maria Alcina e Perla Paraguaia. Além das atrações musicais, a Virada, totalmente gratuita, se destaca também pela inclusão de outras linguagens artísticas, como teatro, oficinas, jogos e muito mais. Dias 3 e 4 de dezembro. Para acompanhar toda a programação, acesse o site da Virada SP .

Mostra Mundo

Mostra Mundo, da produtora Filmicca,  é praticamente um “off-broadway” da Mostra Internacional de Cinema Virtual (ver primeira nota desta Bússola Cultural). Também transmitida pela plataforma #CulturaEmCasa, a Mostra complementa a experiência da Mostra Internacional com outros filmes de diversos países para que a volta ao mundo pela tela do streaming seja completa. São nove títulos, um por dia,  com classificação indicativa para, no mínimo, 12 anos. O filme japonês “O Desejo da Minha Alma” abre a mostra, dia 2 de dezembro às 22h. Na trama, dirigida por Masakazu Sugita, dois irmãos ficam órfãos após um terrível terremoto no Japão e são deixados sob a custódia dos tios e dos avós. As outras obras da Mostra são “La Vanité” (França/Suíça), “Body” (Polônia), “Autorretrato de uma Filha Obediente” (Romênia), “Top Girl” (Alemanha), “O Ano de 1985” (EUA), “A Filha” (Austrália), “A Camareira” (México) e “Nico, 1988” (Itália/Bélgica) . De 2 a 10 de dezembro, acesse aqui .

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM:

Continua após a publicidade

Últimas notícias

ver mais

Continua após a publicidade

Brands

ver mais

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais