- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
BNY Mellon adota licença parental de 16 semanas
Empresa pretende impulsionar equidade de gênero e cuidado familiar em todas as formas de parentalidade
Modo escuro
Período de licença-paternidade pode ser ampliado em 15 dias (CARTAGO/Divulgação)

Publicado em 31 de julho de 2023 às, 15h15.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 garante aos colaboradores pais 5 dias a título de licença-paternidade, período este que pode ser ampliado em 15 dias, caso o empregador seja parte do Programa Empresa Cidadã, instituído em 2008. À medida que o assunto sobre igualdade de gênero se desenvolve no Brasil, incluiu-se também o debate sobre a extensão da licença-paternidade, diante dos comprovados benefícios de um período estendido durante a recepção de uma nova criança e a adaptação aos desafios da parentalidade.
Licença parental de 16 semanas
Em janeiro deste ano, o BNY Mellon – companhia global de investimentos – implementou uma licença parental global de 16 semanas, a ser usufruída de forma contínua ou fracionada mediante acordo flexível planejado pelo colaborador em conjunto com sua gestão e aliada à dinâmica familiar, dentro de 1 ano após o acolhimento do(a) novo(a) filho(a). A medida independe de gênero, assim como abrange as diversas modalidades de parentalidade, como adoção. Essa medida visa equalizar e facilitar a parentalidade e o cuidado dos filhos de modo geral, além de permitir que seus colaboradores e pais participem dos primeiros momentos de um novo(a) filho(a), enquanto seguem desenvolvendo suas carreiras. A política de licença parental do BNY Mellon reconhece a importância da igualdade de gênero e do acolhimento das diversas formas de parentalidade não só no ambiente de trabalho, mas também na constituição de uma família e na sociedade.
“O BNY Mellon oferece uma política interna que visa o bem-estar familiar geral, ou seja, iniciativas que levem qualidade de vida e benefícios a toda família e não apenas aos colaboradores diretamente. Entendemos que este apoio mais abrangente é fundamental, seja nos momentos de extrema felicidade quando falamos em maternidade e paternidade, como também nos desafios relacionados às perdas familiares. Acreditamos em uma política mais humanizada e estendida a todo círculo familiar”, afirma Denis Carvalho, Head of Total Rewards do BNY Mellon para América Latina.
Em países da União Europeia, o conceito de licença-parental, onde cada um dos pais tem direito a no mínimo quatro meses de licença, é uma realidade comum há algum tempo. Já no Brasil, uma licença parental como a do BNY Mellon ainda pode ser considerada uma exceção.
Ainda dentro da temática de apoio aos colaboradores em seus meios familiares, o BNY Mellon também implementou a licença de cuidador(a), que permite que os colaboradores se ausentem durante 10 dias úteis por ano para cuidados planejados ou não aos familiares, e da licença de luto, que prevê 10 dias de ausência em caso de falecimento de familiares e pessoas emocionalmente relevantes ao(a) colaborador(a).
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Doctoralia alcança cerca de 21 milhões de usuários únicos no mês
Marta e Centauro formam parceria a favor da equidade de gênero no esporte
Coca-Cola Femsa Brasil leva o programa Empreenda como uma Mulher a SP
Créditos
Mais lidas em Bússola
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Mercado Livre de Energia inaugura uma nova era para as PMEs
O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi
Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.