Bússola

Um conteúdo Bússola

52% dos profissionais de marketing investem no conteúdo em vídeo, diz estudo da Getty Images

Pesquisa com 1,5 mil profissionais aponta ênfase nos vídeos como ferramenta para gerar marketing eficaz nas redes sociais

71% dos entrevistados preveem aumento no orçamento da criação de conteúdo nos próximos trimestres (Bloomberg/Reprodução)

71% dos entrevistados preveem aumento no orçamento da criação de conteúdo nos próximos trimestres (Bloomberg/Reprodução)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 30 de junho de 2023 às 17h00.

Última atualização em 30 de junho de 2023 às 17h44.

A Getty Images, líder mundial na criação e comercialização de conteúdo visual, anunciou os resultados da nova pesquisa VisualGPS, que analisa as opiniões e ações de 1,5 mil profissionais do marketing em 21 países, incluindo o Brasil.

O estudo mostrou que os profissionais do setor se mantêm otimistas diante do impacto do conteúdo visual em suas campanhas de marketing este ano, independentemente dos desafios impostos pela macroeconomia atual. A pesquisa descobriu que 71% dos entrevistados preveem aumento no orçamento da criação de conteúdo nos próximos trimestres. Esses dados sugerem que, apesar dos esforços para se tornarem mais conscientes dos custos e eficientes em outras áreas dos negócios, os profissionais reconhecem o papel decisivo que o conteúdo tem no crescimento do engajamento de cada consumidor.

Despesas com conteúdos direcionados

O crescimento com gastos na produção de conteúdo pode ser conectado com setores de negócios específicos, a partir das necessidades do marketing digital e redes sociais em diversas indústrias. O vídeo também emergiu como a categoria de maior crescimento. Os dados do VisualGPS apontam que 52% dos profissionais de marketing estão investindo mais em conteúdo de vídeos no geral, apesar das fotografias estáticas serem importantes (86% dos profissionais indicam necessidade delas), o vídeo (88%) foi revelado como o formato mais valioso para os anúncios nas redes sociais diante de sua habilidade de transmitir informações complexas, criar um senso de imediatismo e conectar diversos públicos.

O poder do vídeo para os consumidores globais

Uma pesquisa complementar que analisa o sentimento dos consumidores, realizada pela VisualGPS da Getty Images, revelou que 65% das pessoas são a favor de consumir conteúdo de marca no formato de vídeo nas redes sociais, representando uma fonte significativa de conselhos e informações, enquanto impulsiona a exposição das marcas, especialmente entre os consumidores mais jovens. Nos segmentos de medicina, saúde, tecnologia e turismo, os consumidores são mais receptivos a conteúdos em vídeo gerados pelos usuários, mostrando interações rotineiras com que as pessoas se identificam, enquanto nos setores de finanças e automotivo, os usuários se envolvem com vídeos produzidos pelas empresas, alinhados com as mensagens apresentadas no próprio site da marca.

Abordagem diversificada por setor

Foi destacado na pesquisa o desejo do consumidor global por obter imagens promocionais sinceras e com ênfase nos detalhes dos produtos. Contextos autênticos e ligados à realidade foram preferidos pelos consumidores e a produção de vídeo gerou mais interesse tanto em produtos como em marcas. Além disso, o conteúdo de vídeo com foco no aspecto transacional de um produto/serviço foi mais eficiente para as indústrias de finanças, tecnologia e bens de consumo, enquanto a apresentação de situações e respostas emocionais funcionou bem nos setores de medicina, saúde, turismo e automotivo.

"A onipresença das redes sociais como veículo de comunicação em todos os segmentos de negócios acelerou a utilização de conteúdos em vídeo para capturar a atenção dos consumidores e gerar resultados comerciais”, diz o diretor de Marketing da Getty Images, Gene Foca. “À medida que os consumidores exigem cada vez mais conteúdo dinâmico e envolvente, os profissionais de marketing devem aproveitar o poder do vídeo em suas campanhas de marketing para mover o público de maneira eficaz e aumentar a exposição de marca. O vídeo é um formato muito atraente para contar histórias visuais que ressoam com os espectadores e, por fim, impulsionam as vendas."

Os especialistas em conteúdo da Getty Images destacam a crescente importância da produção de vídeo para os profissionais do marketing e suas estratégias de conteúdo, com aumento de foco nas redes sociais e preferências do consumidor por um conteúdo em vídeo autêntico. Enquanto o engajamento do consumidor continua mudando, profissionais do setor têm a oportunidade de implementar novos formatos e abordagens de vídeo em suas campanhas, com o intuito de atingir e engajar públicos-alvo que consomem em vários formatos e canais.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Showkase entra para a seleção de empresas aceleradas pelo Grupo Boticário

Media Hero usa IA para dizer quanto, onde e como investir em marketing

Compras em delivery de restaurantes registram alta no Dia dos Namorados

Acompanhe tudo sobre:VídeosRedes sociaismarketing-digitalPublicidade

Mais de Bússola

Vinicius Hilkner: a IA Generativa é o integrante essencial que faltava no seu time? 

Melhor empreender no campo ou na cidade? Conheça jovens da Bahia que escolheram a primeira opção

A empresa centenária e familiar que se orgulha de ter 85% de presença feminina entre funcionários 

Como utilizar os meios digitais para atrair e reter pacientes em clínicas e consultórios?

Mais na Exame