Último hospital de campanha da covid-19 em São Paulo será fechado

Hospital de campanha do Ibirapuera conta com 268 leitos e terá as atividades encerradas no dia 30 de setembro

O governo de São Paulo vai fechar, no próximo dia 30 de setembro, o hospital de campanha do Ibirapuera, o último ainda em funcionamento dedicado ao atendimento exclusivo a pacientes com covid-19.

De acordo o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, o que motivou a decisão foi a diminuição no número de internações nas últimas semanas. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 46,3%, e na Grande São Paulo é de 45,3%. Os valores são os mais baixos desde o começo da pandemia, em março.

Outro dado positivo é o número de novas internações. De acordo com o secretário, foram 1.110 na última semana, a menor demanda desde maio. Em julho, o pico chegou a quase 2.000 solicitações de vagas em leitos de hospital.

“Estamos em quarentena, mas as taxas de ocupação são as melhores de todo o Plano São Paulo. Após cinco meses de funcionamento, ele atendeu 3.189 pacientes de 106 municípios do estado”, disse o secretário em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 25.

Ainda segundo Gorinchteyn, todo o equipamento dos 268 leitos será doado para unidades de atendimento de saúde pública do estado de São Paulo.

Durante a pandemia, a capital paulista chegou a ter quatro hospitais de campanha. Mais de 5.500 pessoas chegaram a ficar internadas nessas unidades criadas emergencialmente. A queda na demanda, entretanto, é o argumento da prefeitura e do estado para encerrar as atividades nesses locais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.