Brasil

Tempo seco eleva risco de incêndio no estado de São Paulo nesta semana, diz Defesa Civil; veja mapa

Órgão aponta que os danos podem ser maiores em cidades como Bauru, Piracicaba e Presidente Prudente

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 18 de junho de 2024 às 16h21.

Em meio ao tempo seco e quente em São Paulo, o estado enfrenta nesta semana grandes riscos de incêndios em todo o seu território, com danos maiores para as regiões central e oeste.

O cenário crítico foi apontado no Mapa de Risco de Incêndio, divulgado nesta segunda-feira, 17, pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil de São Paulo. 

O mapa mostra que a situação pode ser mais grave entre quarta-feira, 19, e quinta-feira, 20. No mapa, a cor roxa indica o grau máximo de risco para cidades como Bauru, Piracicaba, Presidente Prudente, Andradina e Araçatuba, de 18 a 23 de junho.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a elevada possibilidade incêndios florestais é justificada pela ausência de chuva e a baixa umidade relativa do ar em todo território paulista.

“O estado de São Paulo possui um outono e inverno com climatologia de tempo mais seco, com tendência para que a Umidade Relativa do Ar diminua significativamente, atingindo níveis mais críticos diariamente, ou seja, valores abaixo dos 30% em praticamente todas as áreas monitoradas”, diz Willian Minhoto, Meteorologista da Defesa Civil.

Minhoto também informa que o tempo seco e quente deve permanecer até pelo menos segunda-feira, 24, com ausência completa de chuva e umidade relativa do ar abaixo dos 30% em diversos municípios.

O órgão afirma que o Mapa de Risco de Incêndio auxiliará no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período de estiagem.

O sistema funciona 24 horas por dia e se baseia em algoritmos que compilam dados sobre elementos como o nível de chuva dos últimos dias, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade do vento. A partir dessas informações, o software disponibiliza modelos com previsão para os próximos cinco dias. A escala possui quatro níveis e vai do risco baixo (cor amarela) ao risco emergência (cor roxa).

Como prevenir incêndios?

Estudos realizados pelo governo do estado, em 2023, mostram que mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas foram causados por ações humanas que poderiam ter sido evitadas. Essa informação foi divulgada pelo Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Diante da possibilidade de danos em todo o território paulista, a Defesa Civil recomenda à população que adote medidas de prevenção, como:

  • não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
  • não jogar bitucas de cigarro nas beiras de rodovias;
  • evitar a limpeza de áreas rurais utilizando fogo;
  • não queimar lixo e não soltar balões.

Previsão do tempo

A Defesa Civil também informa que neste período geralmente ocorre uma amplitude térmica maior, o que significa que a diferença entre as temperaturas máxima e mínima é grande.

"no decorrer do período noturno, por conta de uma menor nebulosidade, a atmosfera tende a se esfriar mais, deixando aquela sensação típica de frio, porém no decorrer do dia, com a presença do sol e da pouca nebulosidade, a temperatura tende a subir gradativamente, criando assim a sensação térmica de calor”, explica Minhoto.

Por isso, o órgão recomenda cuidados básicos com a saúde, como beber bastante água e evitar longas exposições ao sol.

Confira a previsão do tempo para a cidade de São Paulo nesta semana, segundo a Meteoblue:

  • Terça-feira: entre 13ºC e 25ºC;
  • Quarta-feira: entre 14ºC e 26ºC;
  • Quinta-feira: entre 13ºC e 26ºC;
  • Sexta-feira: entre 13ºC e 25ºC.
Acompanhe tudo sobre:IncêndiosMeteorologiasao-paulo

Mais de Brasil

Abin Paralela: tudo o que se sabe sobre monitoramento de ministros do STF, políticos e jornalistas

Novo Ensino Médio: reforma libera escolas a trocar trabalho remunerado ou voluntário por aulas

Força Nacional faz operação em 21 terras indígenas

'Abin Paralela': PF cumpre mandados contra suspeitos de ameaçar Estado Democrático de Direito

Mais na Exame