
Governador João Doria: todas as cidades de SP devem voltar hoje para fase vermelha; shoppings fecham no final de semana (Governo do Estado de SP/Divulgação)
Todas as cidades do estado de São Paulo devem voltar à fase vermelha a partir da próxima segunda, dia 25. A medida foi anuncidada pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta, dia 22.
Durante a semana, as atividades não essenciais devem fechar a partir das 20h. Aos sábados e domingos, o comércio, incluindo shopping centers, assim como bares e restaurantes, não poderão abrir também durante o dia. A mesma resolução vale para os parques, que permanecerão fechados nos finais de semana.
A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo de combate ao coronavírus. A decisão sobre a volta de medidas mais duras para fazer frente a nova onda de disseminação da covid no estado foi tomada nesta quinta-feira, dia 22, à noite, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.
São Paulo passa por um aumento sigficativo do número de mortos e novos casos da covid. Como as autoridades e cientistas previam, só nas três primeiras semanas do mês os registros de pessoas contaminadas com o coronavírus aumentou mais de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A situação não é exclusiva de São Paulo: outros estados, como o Amazonas, vivem um cenário de colpaso na saúde, com a falta de oxigênio para os hospitais e outros insumos básicos. Uma pesquisa inédita EXAME/IDEIA revela que para 63% dos brasileiros a crise de Manaus deverá atingir a cidade onde moram.