Brasil

Sisu 2024: ministro da Educação afirma que resultado será divulgado na tarde desta quarta

Inicialmente, a divulgação da lista dos selecionados seria divulgada na terça-feira, mas foi adiada devido à problemas técnicos

Camilo Santana: ministro afirmou que resultado do Sisu será divulgado ainda hoje (Lula Marques/Agência Brasil)

Camilo Santana: ministro afirmou que resultado do Sisu será divulgado ainda hoje (Lula Marques/Agência Brasil)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 14h17.

Última atualização em 31 de janeiro de 2024 às 14h20.

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 deve ser divulgado no início da tarde desta quarta-feira, 31. Inicialmente, a divulgação da lista dos selecionados seria divulgada na terça-feira, mas foi adiada devido à problemas técnicos.

"Houve um problema técnico no sistema. A equipe de TI do ministério solicitou algumas horas para solucionar os problemas. Então, a previsão é de que agora no início da tarde já possa estar sendo divulgado o Sisu", disse Santana.

As matrículas devem ocorrer do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. O programa oferece, ao todo, 264.360 vagas em universidades públicas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior participantes.

Neste ano, o MEC não realizará o processo em junho, ou seja, esta edição vai alocar candidatos tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo.

Prazo de inscrição do Prouni

O titular da pasta anunciou ainda que por conta da falha, o MEC deve ampliar o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), que se encerraria nesta quinta-feira (1º).

"Por conta do atraso de 24h no Sisu, vamos avaliar se prorrogamos por mais um dia (o Prouni). Temos feito um esforço enorme para antecipar os resultados do Sisu em relação ao ano passado, para garantir o início do ano letivo", explicou o ministro.

Que horas sai o resultado do Sisu 2024?

O resultado da chamada regular estava previsto para ser divulgado nesta terça-feira, 30, mas foi adiado devido à falha técnica no site. O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a lista será liberada para os candidatos no início da tarde desta quarta-feira, 31.

Como acessar o resultado da primeira chamado do Sisu 2024?

Para acessar o resultado é necessário logar na sua conta do Gov.br no site do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).

Quando o resultado estiver disponível será possível verificar os selecionados na chamada regular.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2024?

Caso o candidato não seja selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera de uma das opções de curso até 7 de fevereiro.

Para participar é necessário acessar a página do Sisu e realizar o login com a conta do Gov.br.

Depois, o candidato deve escolher em qual das opções de curso deseja concorrer na lista de espera. Caso deseje alterar, basta selecionar a opção para se retirar da participação da lista de espera.

Calendário do Sisu

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultado: 31 de janeiro de 2024*
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024

*Data inicial era 30 de janeiro

O que é e como funciona o Sisu?

O Sisu é o sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados, por curso e modalidade de concorrência, em ordem de classificação, os candidatos dentro do número de vagas ofertadas.

A inscrição é gratuita, em uma única etapa e feita pela Internet por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Acompanhe tudo sobre:SisuMEC – Ministério da EducaçãoCamilo Santana

Mais de Brasil

Marçal tem 24%, Nunes 21%, e Boulos, 20%, em SP, diz agregador EXAME/IDEIA

O ano do 'fica'? Eleições municipais de 2024 nas capitais podem bater recorde de reeleição

Pesquisas para prefeito de SP: o que dizem os levantamentos eleitorais desta semana

Lula nomeia Esther Dweck como ministra interina dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida

Mais na Exame