Brasil

SC libera ocupação máxima em hotéis em meio a alta de casos de covid-19

Santa Catarina enfrenta crescimento exponencial da pandemia após afrouxamento nas regras de isolamento

 (Flavio Veloso/Brazil Photos/LightRocket/Getty Images)

(Flavio Veloso/Brazil Photos/LightRocket/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 14h17.

A poucas semanas do Natal e do ano-novo, o setor hoteleiro de Santa Catarina foi presenteado com a liberação de 100% da ocupação em hotéis e pousadas a partir de 21 de dezembro. A decisão foi anunciada pelo governo do estado nesta segunda-feira 14, e atende a reivindicações do setor, que tinha dúvidas de como fazer as reservas para as festas de fim de ano em meio à pandemia do novo coronavírus.

Um dos argumentos do governador Carlos Moisés (PSL) para liberação dos hotéis, independente da matriz de risco, é de que a medida vai reduzir hospedagem clandestina em estabelecimentos sem fiscalização. "Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras", afirma o governador.

Assim como em outros setores, a capacidade de ocupação no ramo de hotelaria é condicionada à matriz de risco: vermelho, com 30%; laranja, 60%; amarela, com 80%; e azul, com 100%.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, 14 das 16 regiões estão com nível de alerta vermelho, incluindo a Grande Florianópolis, e apenas duas em laranja.

Alta de casos após o feriadão

Santa Catarina enfrenta crescimento exponencial da pandemia após afrouxamento nas regras de isolamento. Especialistas apontam que o nível de contágio aumentou após dois feriados prolongados, Dia das Crianças e Finados, quando as praias ficaram lotadas.

O Estado já é o terceiro no País em número de infectados por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Roraima e Distrito Federal. São mais de 430 mil casos confirmados e 4.420 mortes. A taxa de ocupação dos leitos adultos para a covid-19, segundo dados desta terça-feira, 15, é de 90% em todo o Estado.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusFlorianópolisSanta Catarina

Mais de Brasil

Debate da Band: Enel, falta de luz e provocações dominam embate civilizado em SP

Funcionário da Enel morre atingido por árvore durante trabalho em SP

Região mais afetada pelo apagão, Zona Sul lidera fila de 42,8 mil pedidos de poda de árvore em SP

Nunes e Boulos trocam farpas por apagão em SP, mas nenhum tem propostas sobre enterramento de fios