Brasil

SP planeja vacinação anual contra a covid-19 e campanha começa em janeiro

"Essa nova fase para a imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem", afirmou Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde

Funcionário segura uma caixa contendo CoronaVac, vacina da Sinovac contra coronavírus. (Amanda Perobelli/Reuters)

Funcionário segura uma caixa contendo CoronaVac, vacina da Sinovac contra coronavírus. (Amanda Perobelli/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2021 às 10h49.

Última atualização em 19 de julho de 2021 às 11h40.

O Estado de São Paulo iniciará uma nova campanha de vacinação contra a Covid-19 em 17 de janeiro do ano que vem, um ano após a primeira aplicação de um imunizante contra a doença no Brasil, disse nesta segunda-feira o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Ele previu ainda que a velocidade da vacinação contra o coronavírus no ano que vem será maior do que a da campanha deste ano, afirmando que o Instituto Butantan estará, em 2022, com produção 100% nacional de duas vacinas: a CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, e a Butanvac, que está atualmente em fase de testes.

"Nós temos a questão relacionada à imunização anual, assim como fazemos com a gripe, para todos os brasileiros do estado de São Paulo. A nova fase da imunização para Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem, que foi exatamente o primeiro dia que nós vacinamos o primeiro brasileiro aqui de São Paulo, Monica Calazans", afirmou ele, citando o nome da enfermeira que recebeu a primeira aplicação de uma vacina contra a Covid no Brasil em janeiro deste ano.

"Isto não é reforço, isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre anualmente fazendo uma proteção", acrescentou ele em entrevista coletiva na sede do Butantan, onde um novo lote de 1 milhão de doses da CoronaVac foi entregue ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Com a entrega desta segunda, o Butantan chega a 56 milhões de doses do imunizante entregues ao PNI e mantém a promessa de totalizar 100 milhões de doses entregues até o final de agosto.

Gorinchteyn disse esperar que o Ministério da Saúde terá o mesmo entendimento do governo paulista de iniciar uma nova campanha de vacinação contra a Covid-19 em 2022, ao mesmo tempo que enfatizou que será realizada no Estado de São Paulo.

"O Estado de São Paulo seguramente vai iniciar uma nova fase de vacinação para a Covid a partir de 17 de janeiro do próximo ano", garantiu.

 

 

Acompanhe tudo sobre:ButanvacCoronavírussao-pauloSinovac/CoronavacVacinas

Mais de Brasil

Governo Lula é bom ou ótimo para 32,4% e ruim ou péssimo para 43,5%, diz pesquisa Futura

Homem é detido ao tentar entrar com pacote de munição na Câmara

Senado aprova indicados por Lula para a diretoria do Banco Central

Saúde de Lula: como dor de cabeça e alerta de amigo levaram presidente à cirurgia em SP