São Paulo deve registrar novo recorde de frio do ano até o fim de semana

Com o avanço da frente fria, as áreas do sul, centro e oeste da capital paulista começaram o dia com bastante nebulosidade; há previsão de temporais
São Paulo deve registrar novo recorde de frio do ano até o fim de semana (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
São Paulo deve registrar novo recorde de frio do ano até o fim de semana (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 18/08/2022 às 12:27.

Depois da passagem do ciclone extratropical pela costa brasileira na semana passada, nova frente fria acompanhada de uma intensa massa de ar polar provoca queda nas temperaturas em São Paulo e Estados do Sul do País nos próximos dias. Segundo a Climatempo, os termômetros vão despencar e a capital paulista deve terminar a semana com recorde de menor temperatura do ano.

Nesta quinta-feira, 18, algumas instabilidades já se espalharam por parte do Estado de São Paulo. "A frente fria vai avançar durante a quinta-feira. A chuva de quarta-feira, que se espalhou sobre o sul, centro e oeste paulista, aconteceu em razão da circulação de ventos entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e o Paraná", informou a Climatempo.

Com o avanço da frente fria, as áreas do sul, centro e oeste de São Paulo começaram o dia com bastante nebulosidade. Há previsão de temporais.

 Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Na capital, Baixada Santista, litoral norte e norte do Estado, o dia começou com sol. A partir da tarde, volta a chover e as temperaturas entram em declínio. "Várias cidades devem registrar mínimas à noite, inclusive a capital", prevê a Climatempo.

Na sexta-feira, 19, a frente fria começa a se afastar, mas as temperaturas permanecem baixas. Além disso, a infiltração marítima vai manter muita umidade no leste paulista, por isso ainda há expectativa de chuva em algumas regiões.

A cidade de São Paulo deve começar a sexta-feira com 15°C e a temperatura só despenca até chegar aos 9°C à noite. Não haverá elevação de temperatura no decorrer do dia, como normalmente acontece.

A previsão é de dia nublado e chuvoso em toda a Grande São Paulo Baixada Santista, litoral norte e Vale do Paraíba.

Para sábado, 20, a expectativa é de que as temperaturas permaneçam muito baixas e a sensação será de frio por quase todas as regiões paulistas. Há chance de um novo recorde de frio do ano na capital paulista. Conforme a Climatempo, até agora, as temperaturas mais baixas de 2022 foram registradas em 18 de maio de 2022, quando a capital teve mínima de 7°C e a máxima que não passou dos 12,9°C.

Além do frio, os ventos também marcam presença nos próximos dias com a possibilidade de rajadas entre 50 e 70km/h. O mar permanece agitado no litoral paulista, com previsão de ondas de até três metros.

Na semana passada, um ciclone extratropical se formou e causou impactos em cidades litorâneas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além das chuvas, que desencadearam deslizamentos e alagamentos, ventos fortes também castigaram municípios costeiros.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta para frio intenso e chuvas fortes no Sul do Brasil