Brasil

Quatro hospitais de SP não registram novas internações por covid-19

Hospitais de referência no estado não recebem internações por covid-19 há uma semana. Queda na demanda é reflexo da campanha de imunização e do avanço na cobertura vacinal

SP: Os hospitais estão localizados nas regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande São Paulo, onde o percentual da população com vacinação completa ultrapassa 60% (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

SP: Os hospitais estão localizados nas regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande São Paulo, onde o percentual da população com vacinação completa ultrapassa 60% (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 25 de outubro de 2021 às 13h38.

Um levantamento feito pelo governo de São Paulo indicou que quatro hospitais estaduais de referência para covid-19 não recebem novos casos da doença há pelo menos uma semana.

Os hospitais estão localizados nas regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande São Paulo, onde o percentual da população com vacinação completa ultrapassa 60%.

As quatro regiões também têm baixos indicadores de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos. A queda na demanda é reflexo da campanha de vacinação e do avanço na cobertura com esquemas vacinais completos.

Segundo as informações do governo estadual, desde o último dia 13, o Hospital Estadual de Américo Brasiliense, em Araraquara, não registra internação de pacientes confirmados com o novo coronavírus. Também não há nenhum paciente internado com covid-19 na unidade, que já está atendendo outras patologias devido à queda na demanda pela doença. A taxa de ocupação de leitos é de 10,6% em unidade de terapia intensiva (UTI) e 10,5% em enfermaria. Nessa região, 707 mil moradores já estão com esquema vacinal completo.

No Hospital Estadual de Bauru, que também não recebe novos casos da doença desde 13 de outubro, há quatro pacientes internados na enfermaria e nenhum na UTI. A ocupação regional é de 17,1% em UTIs e 6,5% dos leitos clínicos, com mais de 1,2 milhão de pessoas integralmente imunizadas.

Na Baixada Santista, o Hospital Regional de Itanhaém está há dez dias sem registrar novos casos e também não possui, no momento, pacientes com covid-19 internados previamente. A região registra ocupação de 23,2% em UTI e 15,2% em enfermaria, e 1,1 milhão de residentes do litoral Sul do Estado já concluíram o esquema vacinal.

No Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, há três semanas não são internados novos casos da doença. O serviço recebe pacientes por meio do referenciamento de unidades como UBSs e UPAs do Grande ABC, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). Atualmente há apenas quatro pacientes internados em enfermaria e três na UTI. A taxa de ocupação da Grande SP é de 31,6% e 36,1%, respectivamente, e ultrapassa 14,2 milhões de pessoas com proteção completa contra covid-19.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusHospitaisHospitais públicosPandemiasao-paulovacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Quem são os candidatos a vereador por Manaus nas eleições de 2024; veja os números

Quem são os candidatos a prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024

Sandro Mabel tem 24% e Adriana Accorsi, 22%, em Goiânia, aponta pesquisa Quaest

Bruno Reis tem 74% e Geraldo Júnior, 6%, em Salvador, aponta pesquisa Quaest