Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira, 16, pelo segundo dia consecutivo um novo recorde de temperatura média mínima, de 9,8°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. Os termômetros chegaram a bater 3,9°C na estação meteorológica de Capela do Socorro/Parelheiros, na zona sul. Foi a menor mínima absoluta do ano.

Até então, a madrugada mais fria havia sido registrada nesta segunda-feira, 15, com 10,9°C de média na cidade. Já o menor valor absoluto, de 5,6°C, havia sido notificado no dia 21 de abril, também na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. De acordo com a CGE, o frio não deve cessar ao longo dos próximos dias.

Esta terça será marcada por sol entre poucas nuvens e temperatura em lenta e gradual elevação. Os termômetros devem atingir os 23°C durante a tarde. O tempo seco provoca a redução dos índices de umidade relativa do ar, com valores mínimos em torno dos 30°C. O dia deve terminar sem previsão de chuva e ligeiro aumento da nebulosidade.

QUER RECEBER AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA NO SEU CELULAR? ENTRE NO GRUPO DA EXAME NO TELEGRAM

Frio não acaba nessa semana

A capital paulista permanece em estado de atenção para baixas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal na última quinta-feira, 11. A semana segue sem previsão de chuva, com tardes ensolaradas e madrugadas frias não só na capital paulista como em outras cidades das Grande São Paulo. O ar seco reduz os índices de umidade do ar, com valores mínimos entre 30% e 40%.

Na quarta-feira, 17, também não há previsão de chuva para a capital e a região metropolitana. A madrugada mais uma vez vai registrar sensação de frio, com termômetros na casa dos 12°C. Segundo o CGE, o amanhecer será com sol e probabilidade de formação de névoa úmida. A temperatura máxima atinge os 22°C no período da tarde, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 35%.

Na quinta-feira, 18, o cenário atmosférico se mantém inalterado. Deve fazer frio no decorrer da madrugada com termômetros em torno dos 12°C. A presença do sol entre poucas nuvens reduz a sensação de frio durante a tarde, que deve registrar máxima de 22°C e porcentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 40%.

Baixas temperaturas foram registradas no Estado

Na segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 5,0°C em Rancharia, 5,8°C em Barra do Turvo, 6,3°C em Ituverava, 7,5°C em Itapira, 8,8°C em Piracicaba, 8,9°C em Barueri e 8,5°C em São Luiz do Paraitinga.

De acordo com a Climatempo, a presença do ar frio de origem polar sobre São Paulo reduziu o nível de umidade no ar em todo o Estado, além de ter acarretado queda da temperatura. Valores de umidade relativa do ar entre 11% e 20% devem ser observados ao longo da semana em várias regiões do Estado de São Paulo.

Isso porque, com o aquecimento natural do ar e sem expectativa de chuva pelo menos até o fim de semana, a umidade relativa tende a baixar.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Rosa Weber se emociona em última sessão no CNJ antes de aposentadoria: 'Enorme privilégio'
Brasil

Rosa Weber se emociona em última sessão no CNJ antes de aposentadoria: 'Enorme privilégio'

Há 3 horas
Governo deve enviar ao Congresso a PL para criar Agência Nacional de Segurança Cibernética
Brasil

Governo deve enviar ao Congresso a PL para criar Agência Nacional de Segurança Cibernética

Há 4 horas
Três milhões de famílias do Bolsa Família deixaram a pobreza, aponta FGV
Brasil

Três milhões de famílias do Bolsa Família deixaram a pobreza, aponta FGV

Há 4 horas
Lula diz que Brasil será 'quase que autossuficiente' em produtos que precisa na área da saúde
Brasil

Lula diz que Brasil será 'quase que autossuficiente' em produtos que precisa na área da saúde

Há 4 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais