Brasil

Prouni 2025: inscrições para edição do 2º semestre começam em 30 de junho, diz MEC

Ministério da Educação informou também que o prazo final para inscrição está previsto para 4 de julho

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 24 de junho de 2025 às 14h12.

Tudo sobreProuni
Saiba mais

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, 24, que as inscrições para a edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) terão início no dia 30 de junho. O prazo final para inscrição está previsto para 4 de julho.

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O edital com todos os detalhes sobre a edição já foi publicado.

O Prouni oferece bolsas de estudo em cursos de graduação em instituições privadas para pessoas que ainda não possuem diploma de nível superior.

Como participar do Prouni?

Para participar, o candidato deve ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação nem participado do exame na condição de treineiro.

O candidato pré-selecionado precisa comprovar a renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277) para obter a bolsa integral, que cobre o valor total da mensalidade. Para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda per capita exigida é de até 3 salários mínimos (R$ 4.554).

Quais são os requisitos?

Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, sendo bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, com bolsa parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, com bolsa parcial ou sem bolsa;
  • Ser pessoa com deficiência, conforme a legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não há limite de renda exigido aos demais candidatos.

Como funciona a classificação

A classificação dos candidatos será realizada com base na modalidade de concorrência escolhida na inscrição, considerando o curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, será seguida a ordem decrescente das notas, com a priorização das seguintes condições:

  • Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, caso haja inscritos nessa situação;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa.

Lista de espera

Para integrar a lista de espera do Prouni o candidato deve manifestar seu interesse por meio do Portal Único de Acesso nos dias 18 e 19 de agosto. A lista de espera estará disponível para consulta tanto pelas instituições de ensino superior quanto pelos próprios candidatos na página do Prouni, no Portal Único de Acesso, a partir do dia 22 de agosto.

Confira o cronograma do Prouni do 2º semestre de 2025

  • Inscrição: 30 de junho a 4 de julho
  • Resultado da primeira chamada: 7 de julho
  • Resultado da segunda chamada: 28 de julho
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto
  • Resultado lista de espera: 22 de agosto
Acompanhe tudo sobre:MEC – Ministério da EducaçãoProuniEducaçãoVestibulares

Mais de Brasil

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula