Comissão de Direitos escolherá presidente a portas fechadas

Manifestantes lotaram a sala da Comissão de Direitos Humanos e Minorias nesta tarde para protestar contra a indicação do Pastor Marco Feliciano para o cargo

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou para amanhã (7), às 9h, reunião a portas fechadas da Comissão de Direitos Humanos e Minorias para eleição do presidente do colegiado. Deputados do PT e do PSOL criticaram a medida e a bancada evangélica pediu proteção da segurança da Casa para garantir a reunião.

A decisão do presidente da Câmara foi tomada depois da apresentação de questão de ordem sobre a legalidade da indicação do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC) para presidir a comissão. Ele é criticado por postar em redes sociais comentários ofensivos a homossexuais e negros.

Hoje à tarde, dezenas de manifestantes que defendem os direitos dos homossexuais e dos negros lotaram sala da comissão e pressionaram os deputados a rejeitar a indicação de Feliciano para a presidência da comissão. Eles chegaram a sugerir que o PSC substituísse Feliciano pela deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), indicada para a primeira-vice. O pedido, no entanto, foi negado pelo líder do partido, André Moura (SE).

“É uma decisão muito ruim e ainda diminui o espaço para tentarmos construir uma solução de consenso, porque o problema ainda persiste”, criticou a deputada Érika Kokay (PT-DF).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.