Brasil

Películas antivandalismo em táxis são autorizada pela prefeitura de SP

A portaria estabelece que a instalação das películas está autorizada, desde que o material atenda aos requisitos da Resolução Contran

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 13h58.

Última atualização em 14 de outubro de 2025 às 13h59.

A Prefeitura de São Paulo publicou na segunda-feira, 13, as novas regras para a instalação de películas antivandalismo nos vidros dos táxis da capital.

A medida atende a uma antiga reivindicação dos taxistas e tem como objetivo aumentar a segurança dos motoristas, dificultando a quebra dos vidros e evitando a dispersão de estilhaços em caso de impacto.

A portaria SMT/DTP nº 228/2025 estabelece que a instalação das películas está autorizada, desde que o material atenda aos requisitos da Resolução Contran nº 960/2022.

Esta resolução especifica que a transmitância luminosa, ou seja, a quantidade de luz que o vidro permite passar, não pode ser inferior a 70% nas áreas envidraçadas essenciais para a dirigibilidade, como o para-brisa e outras partes indispensáveis do veículo.

Com essas novas regras, espera-se que os táxis da cidade se tornem mais resistentes a vandalismos, ao mesmo tempo, em que garantem a segurança dos motoristas e passageiros, respeitando os critérios de visibilidade e segurança estabelecidos pela legislação.

Acompanhe tudo sobre:TáxisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Moradores relatam pânico e recomeço após tornado: 'É indescritível'

Em velório coletivo, Rio Bonito do Iguaçu se despede de vítimas do tornado

Após tornado, governo mobiliza reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu

STF forma maioria para tornar réu ex-assessor de Moraes no TSE