Por que os brasileiros não saem de casa para fazer exercício?

Levantamento da ONU mostra que apenas três em cada dez pessoas na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com regularidade no Brasil

São Paulo – Sair de casa para fazer exercícios físicos parece ser uma missão quase impossível para o brasileiro. Um levantamento inédito divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostra que apenas três em cada dez pessoas na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com alguma regularidade no Brasil.

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas, feito com dados de 2015, 37,9% dos brasileiros entrevistados disseram ter praticado algum esporte naquele ano.

A falta de tempo, segundo a pesquisa, foi apontada por 38,2% dos adultos como o principal motivo para não praticar esporte nem exercício físico. Além disso, outra justificativa para não se envolver em práticas esportivas é “por não gostar ou não querer”, citada por 34,7% dos entrevistados.

O levantamento mostra ainda que os homens são mais propensos à prática de atividade física do que as mulheres. Por outro lado, quando elas se envolvem em alguma atividade, a frequência é maior: 35% daquelas que estão envolvidas em algum esporte praticam exercícios de quatro a sete vezes por semana contra 27,3% dos homens.

Entre os tipos de atividade física, a caminhada foi a mais praticada no país em 2015, citada por 37,3% dos brasileiros, seguida pelo futebol (23,6%) e fitness e academia (12,7%).

Veja os detalhes sobre o estudo da ONU:

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.