Brasil

PF faz operação para investigar emendas de deputado, e dois prefeitos são afastados na Bahia

Agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão em cinco municípios baianos

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de junho de 2025 às 08h34.

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 27, mais uma fase da Operação Overclean que investiga o desvio de dinheiro público por meio da liberação de emendas parlamentares.

A ação de hoje mirou em dois prefeitos da Bahia, que foram afastados do cargo, e em um assessor parlamentar do deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA).

O parlamentar não foi alvo de nenhum mandado, mas teve o sigilo telefônico quebrado por autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo as investigações, o assessor parlamentar é suspeito de atuar como o principal operador financeiro do esquema. Ele também foi afastado das suas funções públicas.

Os agentes cumprem 16 mandados de busca e a apreensão nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, todas na Bahia. As ações foram expedidas pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo.

Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas indicadas entre anos de 2021 e 2024 mediante o pagamento de propina.

Os alvos devem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalBahiaDinheiro

Mais de Brasil

Tarcísio se reúne com chefe da Embaixada dos EUA: 'É preciso negociar'

Dois PMs são presos após morte de homem em Paraisópolis após análise de câmeras corporais

Família de criança que morreu no cânion Fortaleza ia fazer lanche quando menina correu e caiu

Ação policial em Paraisópolis deixa dois mortos e gera protestos na comunidade