PF faz buscas contra empresários que compartilharam mensagens golpistas no WhatsApp

Ordem foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes; Luciano Hang, dono da Havan, está entre os envolvidos
Polícia Federal realiza buscas contra empresários que compartilharam mensagens golpistas no WhatsApp (Sergio Moraes/Reuters)
Polícia Federal realiza buscas contra empresários que compartilharam mensagens golpistas no WhatsApp (Sergio Moraes/Reuters)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 23/08/2022 às 09:53.

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira, 23, mandados de busca e apreensão em endereços ligados a oito empresários que compartilharam mensagens golpistas no WhatsApp.

 Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Os alvos são: Afrânio Barreira Filho, do restaurante Coco Bambu; Ivan Wrobel, da W3 Engenharia; José Isaac Peres, do grupo Multiplan; José Koury, dono do shopping Barra World; Luciano Hang, da rede de lojas Havan; Luiz André Tissot, da Sierra Móveis; Marco Aurélio Raymundo, da Mormaii; e Meyer Joseph Nigri, da Tecnisa.

A operação foi aberta por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal federal (STF). O Estadão apurou que a ordem foi expedida na última sexta-feira, 19, depois que o portal Metrópoles revelou mensagens golpistas em um grupo de WhatsApp dos empresários.

Os mandados estão sendo cumpridos em dez endereços residenciais e profissionais no Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A coluna do jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles, revelou na semana passada como empresários apoiadores de longa data do presidente Jair Bolsonaro (PL) conversaram abertamente sobre um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito.

A reportagem busca contato com os empresários. O espaço está aberto para manifestações.

LEIA TAMBÉM:

Campanha de Bolsonaro prevê retomar projeto da Carteira Verde Amarela

Alckmin deve assumir discussão sobre mudanças na legislação trabalhista

Entrevista, caminhada e cerimônias: veja agenda dos presidenciáveis nesta terça-feira