Ouça o áudio do piloto da Avianca antes do pouso

Avião teve que realizar uma aterrissagem de emergência após trem de pouso dianteiro falhar
Avião da Avianca após pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília: pouso no aeroporto ocorreu às 17h43 e a pista continuava interditada no início da noite (Ueslei Marcelino/Reuters)
Avião da Avianca após pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília: pouso no aeroporto ocorreu às 17h43 e a pista continuava interditada no início da noite (Ueslei Marcelino/Reuters)
Por Firas FreitasPublicado em 28/03/2014 22:17 | Última atualização em 28/03/2014 22:17Tempo de Leitura: 2 min de leitura

São Paulo – Eram 17 horas e 5 minuntos desta sexta-feira quando o piloto do avião da Avianca comunicou à torre que sua aeronave estava com um problema no trem de pouso e precisaria fazer uma aterrissagem de emergência.

Durante a conversa com a torre de controle, o piloto, mostrando tranquilidade, informou que iria sobrevoar o aeroporto de Brasília por alguns minutos para gastar combustível, minimizando, com isso, o risco de uma explosão. O pouso foi feito de “barriga”, ou seja, apenas com o trem de pouso traseiro.

O avião Fokker 100 fez aterrissou depois que o trem de pouso dianteiro da aeronave não abriu. Apesar do incidente, não houve feridos, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB).

A Avianca ainda não confirmou a causa do incidente. O avião fazia o voo OC 6393 de Petrolina (PE) a Brasília (DF), com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo. O pouso ocorreu, “de forma segura" às 17 horas 42 minutos, segundo a Avianca.

Dos 44 passageiros, 20 seguiram viagem em voos da própria companhia. Os 14 que tinham Brasília como destino final foram para suas casas, enquanto nove adultos e uma criança foram acomodados em hotel.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou em nota que as investigações sobre as causas do ocorrido estão sendo realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Aeronáutica.

Outro voo da Avianca apresentou problemas hoje, esse com destino a Fortaleza. O piloto do avião solicitou que o aeroporto se preparasse para uma situação de emergência, mas a aeronave conseguiu pousar normalmente às 15h46. Não havia passageiros nesse voo, apenas tripulação que estava sendo deslocada para a capital cearense.

[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/141954528" params="color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_artwork=true" width="100%" height="166" iframe="true" /]