Brasil

Mercadante: Brasil vive janela histórica de oportunidade em protagonismo na transição ambiental

Presidente do BNDES ressaltou que o país deve continuar a buscar soluções diplomáticas com todas as nações, sendo um dos poucos países da ONU nesta posição

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES  (EVARISTO SA/AFP via/Getty Images)

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (EVARISTO SA/AFP via/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 14h17.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira, 30, que o Brasil está vivendo uma janela histórica de oportunidade de ampliar seu protagonismo com sua atuação no desafio de transição ambiental.

"A crise climática dá protagonismo ao Brasil de liderar essa agenda. O Brasil pode ter ambição de ser o primeiro país do G20 a ter emissões zero. E, com Amazônia e biodiversidade que temos - a maior do planeta -, podemos ter a resposta decisiva para a humanidade, o que dará mais protagonismo ao País", disse.

Mercadante também afirmou que o Brasil tem que continuar em busca de soluções diplomáticas e de paz, sendo um dos poucos países da Organização das Nações Unidas (ONU) a ter relações com todas as nações.

O presidente do banco de fomento também ressaltou que o Brasil é o segundo país que mais atrai investimento direto externo. Porém enfatizou Mercadante, precisa de segurança jurídica para atrair mais investimentos.

"Faremos estudos para buscar cultura de conciliação, de arbitragem e reduzir custo jurídico e temporal da litigância que temos", disse, na abertura do Fórum BNDES de Direito e Desenvolvimento, na sede do banco de fomento, na região central do Rio. "Precisamos melhorar marco regulatório para aproveitar desafios."

O executivo ressaltou a performance do BNDES neste ano: elevou em 100% a demanda por crédito protocolada no banco, em 40% as aprovações e em 20% os desembolsos.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteBNDESONU

Mais de Brasil

Em SC, chuvas elevam rio que corta Blumenau em 6 metros e município entra em estado de alerta

Governo federal vai transferir recursos para reforma de escolas no RS

Após receber novas doses, SP vai retomar a vacinação contra dengue neste sábado

Boulos quer câmeras corporais em agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo

Mais na Exame