Brasil

MDB vai se reunir com Lula para fechar acordo por Jader Filho em ministério

Jader Filho é irmão do governador do Pará, Helder Barbalho, e filho do senador Jader Barbalho

Coordenador da equipe de transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, cumprimenta o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ele tem a dura missão de costurar um acordo no Congresso sobre o Orçamento do próximo ano (Pedro França/Agência Senado)

Coordenador da equipe de transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, cumprimenta o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ele tem a dura missão de costurar um acordo no Congresso sobre o Orçamento do próximo ano (Pedro França/Agência Senado)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 12h37.

Última atualização em 28 de dezembro de 2022 às 13h39.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber na tarde desta quarta-feira, 28, representantes do MDB para definir o espaço que falta ao partido na Esplanada dos Ministérios. A legenda se encaminha para indicar o presidente do diretório paraense da legenda, Jader Filho, para ser ministro das Cidades. Ele é irmão do governador do Pará, Helder Barbalho, e filho do senador Jader Barbalho.

O senador do Pará, o presidente nacional da legenda, deputado Baleia Rossi (SP), e o senador eleito Renan Filho (AL) irão participar da reunião que vai sacramentar a escolha.

Lula já havia definido que a bancada do MDB na Câmara vai escolher o ministro das Cidades, pasta importante por abrigar programas de grande visibilidade eleitoral, como o Minha Casa Minha Vida. No entanto, uma divergência entre os deputados do partido adiou a definição de quem seria o escolhido. A família Barbalho se fortaleceu na articulação pelo fato de o Pará ter conseguido eleger nove dos 42 deputados federais da legenda na eleição de 2022.

O nome de preferência de Helder e de seu pai sempre foi o de Jader Filho, mas uma ala da Câmara avaliou que seria concentrar poder demais na família e queria a escolha do deputado federal José Priante (MDB-PA), que é primo do governador, mas também é aliado de mais alas do MDB além da paraense. Caso Priante fosse escolhido, a família Barbalho teria de dividir a influência sobre as Cidades com outros integrantes do partido.

O próprio Priante já reclamou a aliados que a família se encaminha para conseguir "entubar" Jader Filho na pasta. A disputa pelo ministério provocou um racha na bancada da Câmara e causou uma insatisfação da família Barbalho com Priante.

Do outro lado, deputados do MDB reclamam do que consideram uma centralização excessiva da família sobre a pasta. O ex-presidente do Senado e deputado eleito Eunício Oliveira tem se queixado que todos os indicados para ministérios de Lula tiveram influência da ala de senadores do partido, visto que o senador eleito Renan Filho (AL) será ministro dos Transportes e a senadora Simone Tebet será ministra do Planejamento.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaMDB – Movimento Democrático Brasileiro

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026