Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Marketing multinível? Só se 70% do dinheiro vier do produto

Relator de subcomissão da Câmara estuda determinar percentual para que empresa seja considerada de marketing multinível e não pirâmide. Limite ainda é “polêmico”

Modo escuro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

M
Marco Prates

Publicado em 19 de novembro de 2013 às, 17h46.

São Paulo – A subcomissão instalada na Câmara para regulamentar o marketing multinível no Brasil não deve ficar apenas em definições genéricas: para diferenciar essa forma de remuneração dos vendedores de esquemas de pirâmide financeira, os deputados planejam chegar a uma porcentagem específica dos ganhos que deverão ser feitos de forma direta pela venda de produtos - fala-se em 70%, por enquanto.

O percentual foi repassado pelo relator da subcomissão Renato Molling (PP-RS), que participou de vídeo chat no site da Câmara dos Deputados na manhã de hoje. 

“No mínimo, o produto que está sendo vendido teria que ser 70% do valor e o restante poderia ser de rendimentos indiretos, como comissões”, afirmou o deputado, que reconheceu que o limite ainda será analisado.

“É tema polêmico. Essa porcentagem tem que ser bastante discutida, mas também não pode ser de 5 ou 10%. Tem que ter um valor”, completou ele, defendendo que a comissão tomará cuidado para não engessar as empresas que praticam marketing multinível dentro de parâmetros legais.

O marketing multinível, ao contrário da pirâmide financeira, tem lastro na venda real de produtos, embora também remunere vendedores pela adesão de novos nomes e o que eles comercializam. Na pirâmide, porém, o esquema – insustentável - é mantido unicamente pela entrada de novas pessoas à cadeia, não tendo lastro e desmoronando depois que a adesão de membros chega ao limite.

Regulamentação
A subcomissão da Câmara foi criada na esteira do surgimento da Frente Parlamentar presidida pelo deputado Acelino Popó. Os parlamentares respondem à pressão que veio de todos os lados depois do bloqueio das atividades da TelexFREE e da BBOM pela justiça. Juntas, calcula-se que elas tenham mais de 1,2 milhão de vendedores.

Atualmente, pelos menos três projetos são analisados pela subcomissão. São eles: PL 6667/13PL 6170/13 e o PL 6206/13. O relator poderá dar seu parecer sobre como a questão toda deverá tramitar na Casa até ser apreciada. 

O caminho do texto final até a aprovação ou não pela Câmara não será demorado, na avaliação do relator da subcomissão, já que haveria um interesse geral em aprovar a regulamentação. Mas não foi citado um prazo específico.

Últimas Notícias

ver mais
Lula diz que não viajará até fim de novembro após cirurgia, mas que trabalhará 'normalmente'
Brasil

Lula diz que não viajará até fim de novembro após cirurgia, mas que trabalhará 'normalmente'

Há 3 horas
Brasil vai voltar a ter controle de armas, diz Rui Costa
Brasil

Brasil vai voltar a ter controle de armas, diz Rui Costa

Há 6 horas
Tarcísio anuncia Priscilla Perdicaris como nova secretária-executiva de Saúde
Brasil

Tarcísio anuncia Priscilla Perdicaris como nova secretária-executiva de Saúde

Há 6 horas
Rodízio de veículos em SP é suspenso na manhã desta terça-feira
Brasil

Rodízio de veículos em SP é suspenso na manhã desta terça-feira

Há 6 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais