Brasil

Lula fará pronunciamento em rádio e TV contra sanções de Trump a Moraes

Data em que mensagem do presidente será levada ao ar ainda não foi definida; presidente deve usar cadeia de rádio e TV para atacar sanções de Trump e defender soberania nacional

Governo Lula: data exata para o pronunciamento ainda não foi definida ( Ricardo Stuckert / PR)

Governo Lula: data exata para o pronunciamento ainda não foi definida ( Ricardo Stuckert / PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 11h47.

Última atualização em 1 de agosto de 2025 às 11h55.

Priorizar nos meus resultados Google
Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, segundo auxiliares, convocar um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão para rebater as sanções impostas pelos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A data exata para o pronunciamento ainda não foi definida, mas há a possibilidade de que ele ocorra no próximo domingo. No discurso, que ainda não foi gravado, o presidente também deve abordar o tarifaço, mas o foco principal será o enquadramento de Moraes na Lei Magnitsky.

As sanções contra Moraes geraram indignação no governo brasileiro. Lula classificou a iniciativa do governo Donald Trump como “inaceitável”. Na quinta-feira, o presidente convidou ministros do STF para um jantar de solidariedade no Palácio da Alvorada.

No dia 17 de julho, oito dias após Trump anunciar a adoção de tarifas sobre produtos brasileiros, Lula fez um pronunciamento com foco na defesa da soberania nacional, uma mensagem que foi bem recebida pelo governo.

Defesa da soberania e discurso político

Após o anúncio das sanções contra Moraes e os detalhes sobre o tarifaço, o governo decidiu manter sua aposta na defesa da soberania nacional. Há um diagnóstico interno de que o discurso sobre a soberania trouxe ganhos políticos até agora.

Para auxiliares de Lula, o episódio, inédito na história das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, reforça o argumento de que o governo de Trump busca ter uma interferência indevida no funcionamento da Justiça brasileira.

Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a aplicação de sanções previstas na Lei Magnitsky a Moraes. O ministro do STF é o primeiro brasileiro a ser sancionado diretamente pela norma.

A inclusão de Moraes na Lei Magnitsky ocorreu no mesmo dia em que Trump formalizou o tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras, embora com exceções para quase 700 categorias de produtos, como aviões, petróleo, suco de laranja e celulose.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)Alexandre de MoraesTarifas

Mais de Brasil

Fachin pede a Mendonça que retire o sigilo de todos os processos do caso Master

'No meu governo, não tem essa de ficar discutindo ajuste fiscal. Eu faço na prática', diz Lula

Lula diz que pediu para Fachin abrir sigilo de 'todo mundo' para colocar 'ordem na casa'

Pesquisa AtlasIntel: Mitidieri tem 41,3% e Valmir, 34,2%, no 1º turno em Sergipe