Brasil

Lula defende criminalizar quem espalha fake news sobre vacinação

Lula criticou duramente os "negacionistas" e todos os que espalham fake news sobre as vacinas

Lula: É preciso criminalizar quem dissemina informações falsas sobre vacinação" (AFP/AFP)

Lula: É preciso criminalizar quem dissemina informações falsas sobre vacinação" (AFP/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 10h50.

Na live semanal que realiza às terças-feiras, o Conversa com o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a transmissão falando da importância da área da saúde, ao lado da ministra dessa pasta, Nísia Trindade. Lula criticou duramente os "negacionistas" e todos os que espalham fake news sobre as vacinas. "É preciso criminalizar quem dissemina informações falsas sobre vacinação", defendeu o presidente.

A titular da Saúde também teceu severas críticas aos negacionistas e culpou a gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, pela "péssima gestão da pandemia", sem um programa eficiente de imunização, não apenas para a covid, mas para outras doenças que precisam de imunização. "Estamos voltando a ter aumento, por exemplo, de 60% na imunização do HPV, que prevê combate ao câncer de útero", disse a ministra.

Segundo ela, houve uma "destruição" no governo anterior do até então eficiente programa de vacinação no Brasil, sobretudo a vacinação infantil. "O movimento antivacina não ocorre apenas no Brasil, mas há uma disseminação de divulgações falsas sobre o assunto", disse, emendando: "as fake news confundem a população sobre a importância da vacinação." Segundo ela, até alguns setores políticos referendam essas informações, levado pânico à população.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaVacinasFake news

Mais de Brasil

STF tem maioria para manter decisão de Dino que liberou emendas com regras mais rígidas

Alexandre de Moraes cobra manifestação da PF em inquérito que investiga Elon Musk

Esmeralda avaliada em R$ 1 bilhão será leiloada em Salvador