Brasil

Lula critica BC independente: por que inflação e juros estão do jeito que estão?

Na esteira da temática econômica, Lula disse ficar irritado com as cobranças sobre estabilidade fiscal no País

Governo Lula: Em sua avaliação, estabilidade fiscal e social são antagônicas por "ganância" de empresários (FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO/Reprodução)

Governo Lula: Em sua avaliação, estabilidade fiscal e social são antagônicas por "ganância" de empresários (FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 22h14.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a independência do Banco Central e questionou de que serve um BC independente se a inflação e taxa de juros estão elevadas.

Em entrevista à Globo News nesta quarta-feira (18), o petista pontuou que no Brasil se "brigou muito" para ter um BC independente "achando que ia melhorar". "É uma bobagem achar que um presidente do Banco Central independente vai fazer mais do que fez o Banco Central quando o presidente da República é quem indicava. Eu duvido que esse presidente do Banco Central seja mais independente do que foi o Henrique Meirelles", declarou.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"Por que o banco é independente e a inflação está do jeito que está? E o juro está do jeito que está?", questionou, em críticas à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na esteira da temática econômica, Lula disse ficar irritado com as cobranças sobre estabilidade fiscal no País. "Ninguém foi mais responsável do ponto de vista fiscal do que eu fui", disse.

Em sua avaliação, estabilidade fiscal e social são antagônicas por "ganância" de empresários. "Quero que as pessoas que tenham estabilidade fiscal tenham estabilidade social."

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralGoverno LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

G20 inicia nesta semana de encontros econômicos e sociais no Rio

Presença da Força Nacional é prorrogada por mais 30 dias no RS

BNDES divulga edital de concurso com salário inicial de R$ 20.900; veja detalhes

Pré-candidatos tentam evitar 'palavras-mágicas' para não serem punidos por campanha antecipada

Mais na Exame