Brasil
Acompanhe:

Lula anunciará primeiros ministros nesta sexta-feira, diz Gleisi

O governo de transição convocou um pronunciamento de Lula para sexta às 10h15

 (Alexandre Schneider/Getty Images)

(Alexandre Schneider/Getty Images)

D
Da redação, com agências

9 de dezembro de 2022, 00h18

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve começar a anunciar os ministros do próximo governo nesta sexta-feira, 9. O governo de transição convocou um pronunciamento de Lula às 10h15, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

"O presidente deve começar amanhã a divulgar [os ministros]", disse a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, nesta quinta-feira, 8. A ideia original era fazer os anúncios apenas depois da diplomação, marcada para a próxima segunda-feira, 12.

"Ele estava querendo deixar para depois da diplomação, mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã", afirmou Gleisi. Segundo ela, devem ser anunciados os ministros "mais evidentes".

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

A expectativa é que Fernando Haddad (PT) seja confirmado na Fazenda e José Múcio na Defesa. Também podem ser divulgados os nomes de quem ficará à frente da Casa Civil, da Justiça e das Relações Exteriores.

Como mostrou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o PT entregou a Lula uma lista dos ministérios nos quais o partido tem interesse prioritário.

Na semana passada, Lula disse que ainda não havia escolhido os ministros, mas que tinha 80% dos nomes definidos na cabeça. Sobre o próximo ministro da Fazenda, ele afirmou que o escolhido "será a cara do sucesso do meu primeiro mandato", iniciado em 2003.

Apesar de não ter citado nenhum dos nomes cotados para as pastas, Lula disse que a base dos ministérios será a mesma que ele tinha no segundo mandato presidencial, com o acréscimo do Ministério dos Povos Originários.

(Com informações de Agência Estado)

LEIA TAMBÉM: