Brasil

Lava Jato: PF cumpre mandados em investigação sobre desvios na Transpetro

Operação "Navegar é preciso" mira um esquema de fraude em licitações para pagar propina a altos executivos da Petrobras envolvendo a Transpetro

Operação cumpre mandados de prisão e busca no Rio, São Paulo e Maceió (AL) (Pilar Olivares/Reuters)

Operação cumpre mandados de prisão e busca no Rio, São Paulo e Maceió (AL) (Pilar Olivares/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 19 de agosto de 2020 às 08h28.

Última atualização em 19 de agosto de 2020 às 08h29.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira mandados de prisão e busca e apreensão em Alagoas (Maceió), São Paulo (São Paulo) e Rio de Janeiro (Niterói e Ilha do Governador). Denominada "Navegar é preciso", a 72ª Fase da Lava- Jato mira um esquema de fraude em licitações para pagar propina a altos executivos da Petrobras envolvendo a Transpetro, empresa responsável pelo transporte de combustível e pela importação e exportação de petróleo e derivados.

São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados no contexto de licitação e celebração de contratos de compra e venda de navios celebrados pela Transpetro com um estaleiro da Ilha do Governador decorrente do programa do governo para a reestruturação da indústria naval brasileira. Os contratos teriam causado à Transpetro prejuízos de mais de R$ 600 milhões.

A PF afirma que foram revelados indícios de que teria havido pagamento de vantagem indevida por parte dos investigados em troca do favorecimento e direcionamento de estaleiro em licitação para celebração do contrato milionário, para a construção e fornecimento de navios, dentre eles aqueles do modelo Panamax, cujo valor combinado foi de R$ 857 milhões.

A operação foi autorizada pela 13ª Vara Federal em Curitiba.

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoPolícia FederalTranspetro

Mais de Brasil

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Jogo do Tigrinho deverá ter previsão de ganho ao apostador para ser autorizado; entenda as regras

Após águas baixarem, fóssil achado com 'preservação quase completa', é um dos mais antigos do mundo

Mais na Exame