Brasil

Haddad e Tebet fazem primeira reunião para definir novo arcabouço fiscal

Inicialmente, Haddad havia prometido entregar o documento em abril, mas, a pedido da ministra, antecipou para março

Tebet e Haddad: chefes das pastas econômicas debatem novo arcabouço fiscal. (Washington Costa/MF/Getty Images)

Tebet e Haddad: chefes das pastas econômicas debatem novo arcabouço fiscal. (Washington Costa/MF/Getty Images)

Publicado em 9 de março de 2023 às 06h13.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), fazem nesta quinta-feira, 9, a primeira reunião das duas pastas para definir a proposta do novo arcabouço fiscal. Na quarta-feira, 8, ao sair da cerimônia comemorativa ao Dia Internacional das Mulheres, no Palácio do Planalto, Tebet confirmou que já recebeu o texto de Haddad, mas que não podia falar sobre o assunto. 

De acordo com a ministra, o texto está finalizado, mas é preciso fazer uma outra análise sob a ótica do ministério que cuida do Orçamento e do fiscal. "Os dois ministérios têm que estar sempre azeitados e sempre coordenados no tempo", enfatizou.

Questionada sobre quando o modelo deve ser anunciado, Tebet previu que seria até o final deste mês, porque o governo também precisa apresentar o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) até lá. Inicialmente, Haddad havia prometido entregar o documento em abril, mas, a pedido da ministra, antecipou para março.

"Não precisa ser necessariamente para entregar para o Congresso ao final de março, mas acredito que ele vá fazer isso. É uma decisão política, que é o presidente Lula que vai resolver", disse ela.

A única chance de o texto não ser apresentado até o fim deste mês, de acordo com ela, é apenas no caso de o presidente Lula fazer alguma consideração no final que dependa de alteração. "Mas, como eu sei que o ministro Haddad vem tendo várias conversas regulares com o presidente, ele já deve estar a par."

(Com Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:Simone-TebetFernando HaddadGoverno LulaOrçamento federal

Mais de Brasil

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial