Guia prático: tudo o que você precisa saber para votar no 2º turno

O uso de máscara é obrigatório e se tiver febre, a orientação é não votar
 (Rodolfo Buhrer/Reuters)
(Rodolfo Buhrer/Reuters)
Por Gilson Garrett JrPublicado em 28/11/2020 15:20 | Última atualização em 28/11/2020 15:21Tempo de Leitura: 3 min de leitura

O segundo turno das eleições municipais de 2020 está marcado para dia 29 de novembro. A votação será realizada em 57 municípios brasileiros e reúne os dois candidatos mais votados no primeiro turno, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Para ser eleito em 1º turno, o candidato teria que atingir a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um, excluindo brancos e nulos.

Uma novidade este ano é que não haverá o uso da biometria. Por isso, o eleitor precisa ir com um documento com foto. O título de eleitor só é necessário caso ele não saiba sua seção eleitoral. O uso de máscara é obrigatório.

EXAME fez um guia prático com todas as informações que você precisa saber antes de votar!

Segurança sanitária

Por causa da pandemia de covid-19, o uso de máscara é obrigatório em todas as seções eleitorais. Também haverá a disponibilização de álcool gel. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que você leve a própria caneta para assinar a lista de votação.

O Plano de Segurança Sanitária, elaborado pelo TSE, recomenda que quem tiver febre ou diagnóstico de covid-19 a partir de 14 dias antes do pleito, não deve votar no dia 29 de novembro.

Horário de votação

Das 7h às 17h, com horário preferencial para idosos, acima de 60 anos, das 7h às 10h.

Local de votação

A sua seção eleitoral pode ter mudado. A consulta pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral. Basta fazer a pesquisa pelo nome, número do título de eleitor ou CPF. Também é necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor ainda pode fazer a consulta pelo WhatsApp automatizado do TSE. O número é o (61) 9637- 1078. Ao começar a conversa, marque a opção 6

Há ainda a possibilidade de ter o título por meio do aplicativo e-Título, disponível para os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android.

Ordem dos votos

O TSE orienta para que você leve uma cola com os números para agilizar o processo. Na urna eletrônica, é só selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito, com dois dígitos.

Boca de urna

A propaganda de candidatos no dia da eleição, a chamada boca de urna, é proibida. Mas é permitido ir ao local de votação com camisetas e bonés com fotos e números dos candidatos. Também é possível ir com máscara personalizada.

Resultados

Os resultados começam a ser divulgados pelo TSE a partir das 17 horas do local da votação, respeitando o fuso-horário.

Justificar ausência

A justificativa pode ser feita de três formas: pelo aplicativo e-Título (apenas até este sábado), pelo Sistema Justifica ou encaminhar o requerimento para a zona eleitoral em que for inscrito. Caso não faça a justificativa, há a penalidade de multa e fica impedido de tirar passaporte e assumir cargo público, por exemplo.