Brasil

Greve de ônibus em BH: motoristas convocam paralisação nesta segunda-feira

Categoria cobra reajuste salarial e aumento de 30 minutos no intervalo de repouso

Ônibus lotado em São Paulo (Mario Tama/Getty Images)

Ônibus lotado em São Paulo (Mario Tama/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 08h45.

Última atualização em 16 de janeiro de 2023 às 08h49.

Motoristas de ônibus de Belo Horizonte estão em greve desde a 0h desta segunda-feira, 16. A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH). Apenas 30% dos coletivos estão circulando nesta manhã na capital mineira, conforme a entidade.

Na sexta-feira, dia 13, a diretoria do sindicato convocou os trabalhadores do transporte coletivo de Belo Horizonte para a greve da categoria que cobra reajuste salarial e aumento de 30 minutos no intervalo de repouso.

"Vale ressaltar que o STTRBH já tinha convocado a greve para o dia 26 de dezembro. Entretanto, acatando uma determinação do Tribunal de Justiça (TJ), o movimento foi suspenso para uma nova tentativa de negociação. Porém, o SETRA-BH (sindicato patronal) não avançou nas discussões e praticamente decretou o impasse, não restando outro caminho para entidade", afirmou em comunicado.

Para amenizar os transtornos na cidade, o Metrô de BH também terá reforço na operação para atender a demanda de passageiros vindos do sistema de ônibus.

Procurada pela reportagem, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) não havia se manifestado até a publicação desta matéria. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) também se pronunciou. O espaço está aberto para manifestações.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Belo HorizonteGrevesÔnibus

Mais de Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Mais na Exame