Governo Lula terá 37 ministérios, dois a menos que recorde de Dilma
O anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Rui Costa, indicado para ser ministro da Casa Civil, após encontro com Lula
Modo escuro
Na lista, estão pastas como Gestão, Transportes, Esportes, Pesca e Povos Originários (Roque de Sá/Agência Senado/Flickr)
Publicado em 17 de dezembro de 2022, 15h20.
O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios, dois a menos que o recorde de pastas, que ocorreu no governo de Dilma Rousseff (PT). O anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Rui Costa, indicado para ser ministro da Casa Civil, após encontro com Lula.
De acordo com Costa, o objetivo é uma estrutura parecida com a do segundo mandato de Lula (2007-2010), quando também havia 37 pasta. Atualmente, no governo do presidente Jair Bolsonaro, existem 23 ministérios.
Além de Costa, participaram da reunião com Lula a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e o ex-ministro Aloizio Mercadante, indicado para ser presidente do BNDES. O encontro ocorreu no hotel onde Lula está hospedado em Brasília.
A lista de todos os ministérios não foi divulgada, mas o governador confirmou algumas das pastas que serão criadas ou recriadas, como Gestão, Transportes, Esportes, Pesca e Povos Originários.