Brasil

Governo Lula é desaprovado por 51% e aprovado por 47% na Bahia, diz pesquisa Genial/Quaest

Desaprovação do governo supera a aprovação pela primeira vez no estado na série histórica do levantamento

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 09h29.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de desaprovação na Bahia, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26. O percentual de aprovação no estado é de 47%.

Essa é a primeira que a desaprovação superou a aprovação. Na avaliação do governo, 38% dos baianos avaliam a gestão como negativa. Outros 30% consideram a gestão positiva e 31% dizem que é regular.

A economia também pesa na avaliação do governo. Para 50% dos entrevistados, a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto 16% disseram que melhorou. Os preços dos alimentos seguem uma tendência negativa, com 95% afirmando que subiram no último mês.

A maioria dos baianos também avalia que o Brasil está indo na direção errada, 57% dos entrevistados. Para 79%, o governo Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos do que realizou nos primeiros anos de gestão.

O estado é governado por Jerônimo Rodrigues (PT), sucessor de Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil e um dos principais aliados do presidente Lula. O estado historicamente é um reduto petista

Violência lidera preocupações no estado

Na Bahia, 44% dos entrevistados citaram a violência como o maior problema, seguido por saúde (26%) e educação (10%).

A atenção do governo federal ao estado também foi avaliada. 50% dos baianos consideram que Lula dá pouca atenção ao estado, enquanto 15% dizem que não há nenhuma atenção.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.200 entrevistados na Bahia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Acompanhe tudo sobre:Pesquisas eleitoraisBahiaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro